Embrapa desenvolve tecnologia de cultivo sustentável de tomate em Paty do Alferes

Conhecido nacionalmente como produtor de tomates, o município de Paty do Alfares é pioneiro também em uma tecnologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que consegue eliminar os resíduos de agrotóxicos e rastrear com precisão todas as etapas de cultivo do produto agrícola. É o sistema de produção Tomatec, patente da Embrapa que consegue reduzir para menos de 1% as perdas na produção do tomate utilizando uma tecnologia agrícola inovadora com resultados tão significativos, que deram origem a uma série documental produzida em parceria com a Syngenta, multinacional chinesa que lidera o segmento de defensivos agrícolas. O Rio em Foco desta segunda (05/07) recebe José Ronaldo Macedo, agrônomo da Embrapa Solos.

O Tomate em Cultivo Sustentável (Tomatec) é um sistema de produção desenvolvido pela Embrapa Solos, cujo propósito básico é o melhoramento do cultivo do tomate por meio boas práticas agrícolas. A marca “Tomatec” foi patenteada como propriedade da Embrapa. A Embrapa Solos pretende até o final do próximo ano conveniar uma entidade certificadora para atestar se o tomate é “Tomatec”, de acordo com suas propriedades, características e técnicas utilizadas no cultivo. “O consumidor, com razão, geralmente se preocupa se o tomate que está consumindo não tem resíduo de agrotóxicos. Para nós , além de assegurar a ausência de resíduos dos defensivos agrícolas, o cultivo saudável envolve também várias outras coisas: a conservação do solo, o uso eficiente da água, a não contaminação dos lençóis freáticos. São princípios de sustentabilidade ambiental”, explica Macedo.

Além da preocupação ambiental, a Embrapa Solos também foi pesquisar as lavouras de tomate com o objetivo de melhorar as práticas de controle de pragas, aumentando a produtividade e eliminando os resíduos de agrotóxicos presentes na fruta. Dentre as novas formas de cultivo adotadas no processo, a Embrapa passou a recomendar o envolvimento do tomate em sacos plásticos, que funcionam como uma barreira física de contato entre o fruto e os defensivos agrícolas. A eficiência do processo foi certificada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que verificou a eliminação dos resíduos. Macedo contou como a parceria com a fundação permite a rastreabilidade da produção. "É importante esclarecer que os tomates produzidos com a tecnologia Tomatec, embora livre de resíduos, não são orgânicos. O que queremos é produzir um fruto de qualidade, livre de resíduos dos agrotóxicos usados no cultivo. A Fiocruz analisa os tomates dos nossos produtores em um intervalo máximo de 12 horas e atesta a ausência de resíduos de defensivos agrícolas”, descreve o agrônomo da Embrapa Solos.

O sistema Tomatec foi tão bem sucedido que deu origem a uma série documental produzida pela Syngenta, em parceria com a Embrapa, que pode ser vista aqui. Os produtores interessados recebem uma cartilha sobre o Tomatec e se matriculam em um curso de capacitação, em que passam a ser monitorados por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Macedo relata que a qualificação contínua e o aumento do valor agregado do tomate estão levando o Tomatec para outros municípios, segundo ele, mesmo com a melhora na qualidade, os custos de produção são equivalentes às técnicas condicionais. "Nós temos produtores hoje também em Trajano de Morais, Nova Friburgo, São Gonçalo, São Sebastião do Alto e Tanguá. No total são 12 produtores, grande parte deles têm a produção comprada pelo Supermercado Zona Sul”, conta.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (06/07), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (10/07), às 17h, e domingo (11/07), às 20h.