Estudo da Embrapa aponta potencial do Norte Fluminense para o cultivo de grãos

Estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária aponta que o cultivo de soja e milho na Região Norte do estado do Rio tem potencial produtivo superior à média nacional. Além disso, a pesquisa realizada em Campos dos Goytacazes e Macaé entre 2017 e 2020, indica ainda que é viável o plantio de outros oito tipos de grãos com boas perspectivas. O Rio em Foco desta segunda (21/06) recebe o pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, para conversar sobre a vocação fluminense para o agronegócio.

“Estudos anteriores já apontavam que a região tinha bom potencial para a produção de grãos. O que nós confirmamos agora é que o cultivo pode ser uma boa alternativa à produção sucroalcooleira (de cana de açúcar), que já se encontra em decadência", explica Polidoro, que é coordenador nacional do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos).

O documento, elaborado por pesquisadores e técnicos da Embrapa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Incra, traz relevantes informações sobre o cultivo da soja e milho no Norte Fluminense, levando em consideração o solo, clima, períodos adequados para a semeadura, dados sobre uso da terra e situação fundiária nas terras agricultáveis da região. “O crescimento do rebanho bovino e da avicultura na região leva a um aumento na demanda por ração, que depende do processamento industrial de grãos. Hoje 85% da matéria-prima usada para alimentar o rebanho de corte vem de outros estados, com todo este potencial agrícola local isso não faz sentido”, analisa Polidoro.

A intenção dos pesquisadores com a elaboração desse estudo foi estimular a elaboração de políticas públicas que possam encorajar os produtores e alavancar a economia na região. O levantamento aponta a possibilidade de reinserção de terras degradadas na cadeia produtiva. “ A reinserção sustentável de terras degradas já é prática consolidada no Brasil e o plantio de soja e milho, de alto valor agregado, é uma maneira de recuperar o Norte Fluminense", avalia Polidoro.

A forma mais eficiente de desenvolver o cinturão agrícola fluminense é conhecer melhor o solo e os recursos naturais do estado. Nacionalmente, o Pronasolos já está mapeando o território brasileiro para gerar dados com diferentes graus de detalhamento, agora também está sendo implantada a versão fluminense do programa federal, e deve aperfeiçoar as possibilidades de gestão do solo no estado e impulsionar a agricultura. O projeto Pronasolos-Rio de Janeiro que vai resolver as questões técnicas para o desenvolvimento agrícola no Rio de Janeiro. Além disso, o Norte Fluminense tem uma posição privilegiada para escoamento da produção agrícola a partir do Porto do Açu”, aponta Polidoro

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (22/06), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (26/06), às 17h, e domingo (27/06), às 20h.