Desafios do ensino on-line em tempos de pandemia serão tema de painel do Fórum

Na próxima segunda (21/06), das 10h às 12h30, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio reunirá especialistas e os membros da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica para debater os principais desafios e aprendizados do ensino on-line durante a pandemia. O painel virtual será transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube e no Facebook.

O encontro, que terá o formato de roda de conversa, contará com a participação de representantes de instituições públicas e privadas, que compartilharão experiências no intuito de construir uma plataforma que possa consolidar esses aprendizados. 

De acordo com Márcia Taborda, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretora do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação da instituição, as dificuldades impostas pela pandemia aceleraram a adoção de tecnologias numa perspectiva híbrida de ensino. “Nós organizamos todos os cursos de graduação dentro do ambiente virtual, com todos os docentes e todos os estudantes. Neste um ano nós temos vivenciado todos os nossos dilemas de 20 anos. Nós conseguimos nos manter ativos e produtivos, em meio à pandemia, sabendo de todas as vulnerabilidades, de todas sensibilidades, de todas as questões que têm nos afetado”, avalia. 

Durante o painel os convidados poderão apresentar quais foram as transformações experimentadas por docentes e alunos nas práticas de ensino durante a pandemia, bem como discutir soluções para problemas evidenciados no último ano.  “O que observamos nas conversas prévias é que muitos desafios são comuns, e que durante a pandemia houve um mergulho em novos aprendizados, como as competências digitais, e que vão ter impacto no pós-pandemia”, observa Geiza Rocha, secretária-geral do Fórum da Alerj.

Vale ressaltar que o painel ficará disponível no canal do Fórum no YouTube

Convidados:
Alvaro Chrispino - Professor Titular Sênior do CEFET-RJ, foi secretário de Educação do município de Teresópolis durante a pandemia.
Cláudia Barreiros - Vice-diretora do CAp-UERJ
Edméa Santos - Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Esequiel Rodrigues Oliveira - Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Instituto de Aplicação (CAp-UERJ).
Irene de Barcelos Alves - Professora do CEFET-RJ e Chefe do Departamento de Ensino Médio Técnico da Unidade Maracanã
Márcia Taborda - Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e diretora do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação da instituição.
Vinicius Canedo - Vice-Diretor adjunto administrativo do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro e sócio-diretor do Grupo Mopi Moderna Organização Pedagógica.