Parceria entre Faperj e TurisRio vai dar origem a mapa do turismo rural fluminense

Nos próximos meses o estado do Rio de Janeiro vai ganhar um mapa virtual que reunirá as opções de turismo rural fluminense. O levantamento é coordenado pelo geógrafo Gláucio Marafon, professor titular do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O pesquisador conta no Rio em Foco desta segunda-feira (14/06) como o estímulo da vocação turística local pode se tornar importante alternativa de desenvolvimento sustentável.

A TurisRio, agência de fomento vinculada à Secretaria Estadual de Turismo planeja utilizar as informações para lançar periodicamente fascículos online promovendo o turismo de cada região. “O projeto é um estudo das paisagens rurais fluminenses financiado pela Faperj, por meio do programa 'Cientistas do Nosso Estado'. Estamos fazendo o registro em todos os municípios para consolidar um grande catálogo virtual reunindo as paisagens rurais do estado articuladas a pontos georreferenciados, o que permitirá o acesso em tempo real pelo turista”, descreve Marafon.

No atual estágio do levantamento, o geógrafo já inventariou as atrações dos 15 municípios do Vale do Café (no Sul do estado) e assegura que a região, já conhecida por suas fazendas imperiais, ainda tem um grande potencial inexplorado. “A gente pensa na criação de um roteiro agroecológico conectando todos os produtores de orgânicos de cada região para revelar ao consumidor metropolitano de quem ele adquire os produtos e estimular a visitação da produção. O grande barato do turismo espaço-rural é partir para uma experiência ao ar livre, que permite uma vivência diferenciada a aproximadamente duas horas e meia da área metropolitana”, conta.

Um dos gargalos para o adensamento da cadeia produtiva do turismo no estado, segundo o pesquisador, é a qualificação da mão de obra. De acordo com ele, as reclamações quanto ao preparo técnico para o exercício de profissões ligadas ao turismo é recorrente. “O trabalho que estamos realizando conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, da Secretaria Estadual de Agricultura e também com as pastas municipais destes segmentos para envolver as escolas técnicas locais, que trabalharão para formatar cursos destinados a esta demanda”, revela Marafon.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (15/06), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de “streaming”. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (19/06), às 17h, e domingo (20/06), às 20h.