Produção de queijos especiais é tema de seminário on-line no Sebrae Rio

O Sebrae Rio realizará o seminário on-line “Produção de Queijos: Saiba como Agregar Valor à Sua Produção”, no dia 16 de junho, das 15h às 18h. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas pelo link http://bit.ly/seminarioqueijoartesanal. A iniciativa reunirá o público interessado na produção de queijos especiais, além de estimular o segmento fluminense a avançar com a viabilidade de produção de queijos com valor agregado no estado.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura demonstram que o Brasil é o 3º maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. De acordo com o relatório “Estatística da Produção Pecuária”, do IBGE, no 1º trimestre de 2021, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária - incluindo federal, estadual ou municipal - foi de 6,52 bilhões de litros. O valor correspondeu a um aumento de 1,3% em comparação ao volume registrado no mesmo período do ano passado.
Este panorama demonstra um cenário de forte tendência de crescimento da cadeia produtiva e a importância econômica do segmento, reforçando as oportunidades que o evento poderá gerar em todo estado. Segundo o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, há o interesse que o Estado do Rio de Janeiro também desponte na fabricação de queijos especiais.

“A pecuária de leite é destaque entre as cadeias produtivas do Estado do Rio de Janeiro. A valorização e o incentivo à produção são marcas da secretaria. Já temos tradição na produção de queijos de qualidade. A fabricação de queijos especiais possibilitará agregar valor ao produto, permitirá o reconhecimento de valores culturais locais e também de desenvolvimento econômico”, disse.

A programação é diversificada e incluirá a apresentação de casos de sucesso, mesmo em regiões com características menos favoráveis. “Os palestrantes irão demonstrar o quanto investir na produção de queijos especiais, de maior valor agregado, poderá gerar resultados econômicos e benefícios ao mercado consumidor”, afirma Marcos Gentil, analista do Sebrae Rio.

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, debate a legislação no segmento e a coordenadora do Grupo de Trabalho do Selo Arte e diretora do fórum, Geiza Rocha, classificou o evento como fundamental para o impulsionamento deste segmento.

“Ao apresentar cases de sucesso, o evento ajuda a impulsionar nossos produtores na direção dessa oportunidade que é poder levar a produção fluminense para todo o país. Desde 2018 nosso GT vem reunindo especialistas e produtores, pesquisadores e gestores públicos para identificar nossos potenciais e mapear o que o Rio de Janeiro tem de melhor para mostrar ao país”, conta.

Também participarão do seminário: João Carlos Leite, presidente da Aprocan – Associação Produtores de Queijos da Canastra e da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal; Paulo Rezende, proprietário da Fazenda Atalaia/SP (produtor de queijos autorais); Vitória Célia Borges Barros, proprietária e responsável pela implantação e gerenciamento do laticínio Campo da Serra/PE; Jamyle Vianna, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro; André Ferreira, coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos - Serviço de Inspeção Estadual do Rio de Janeiro, entre outros.

Serviço
Produção de Queijos: Saiba como Agregar Valor à Sua Produção
Data: 16 de junho
Horário: 15h às 18h
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/seminarioqueijoartesanal

Texto: Agência Sebrae de Notícias