Produção de uvas Vitis Vinífera cresce no estado

O cultivo de uvas vitis viníferas vem ganhando força no Rio de Janeiro tornando a produção de vinhos finos uma realidade no estado, segundo maior mercado consumidor da bebida no país. Segundo dados da EMATER-RIO, a agricultura fluminense conta com 22 produtores de uvas que juntos produzem mais de 70 mil toneladas da fruta ao ano. O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico reuniu virtualmente nesta segunda (07/06) gestores municipais da região produtora, técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro e das Embrapas Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos, Solos e Uva e Vinho, além da Superintendência do Ministério da Agricultura do Rio de Janeiro, Firjan e produtores para conhecer o potencial e desafios dessa cadeia produtiva. O encontro também buscou estruturar o apoio ao desenvolvimento do setor com base na atuação conjunta entre as instituições.

De acordo com o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPA-RJ), Marcelo Queiroz, ao juntar representantes de todas as esferas de governo e produtores novas oportunidades podem ser vislumbradas para a agricultura fluminense.

“Essa é uma discussão importante e inovadora. Queremos colocar o Agrofundo, Programa Especial de Fomento Agropecuário e Tecnológico, da Secretaria de Agricultura, que oferece empréstimos aos produtores rurais a juros baixos, com recursos do governo, assim como todos os mecanismos da SEAPA à disposição para que o tema avance no estado”, frisou o secretário.

Outra linha de fomento mencionada na reunião foi o programa Frutificar, também da SEAPA, que incentiva o cultivo de uvas. Nela os produtores têm acesso à linha de crédito específica, novas tecnologias de produção, além de apoio técnico.

Durante o encontro, os produtores levantaram alguns dos entraves para a fabricação de vinhos finos no estado, como a falta de laboratórios de análise de solos, a capacitação de mão de obra para trabalhar em todas as fases da produção, assim como o alto custo de investimento.

“Esbarramos com dificuldades para desenvolver mão de obra para essa atividade específica, contribuindo assim para manter essas pessoas no campo. Outro ponto importante está no apoio para implementação de infraestrutura, já que é uma produção cara e de médio a longo prazo”, afirmou o produtor Walter Manfredi Souza.

Segundo Daniel Aranha, da vinícola Inconfidência, a primeira a produzir e comercializar vinhos finos no Rio de Janeiro, todo o envio de matéria para análise é feito fora do estado. “Precisamos de laboratórios próximos e com entregas de resultados rápidos, principalmente para análise de solos e foliar. Para que esse setor possa crescer, eles precisam estar mais próximos à região e com valores competitivos, já que hoje é feito em estados vizinhos como Minas Gerais e até mesmo no Rio Grande do Sul”, explicou.

O desenvolvimento regional unindo a produção de vinhos ao turismo também foi destaque no encontro. Para Gutinho Fernandes, prefeito de Areal, município da Região Serrana do estado, que concentra duas vinícolas, é preciso criar um roteiro e incentivar esse mercado que começa a surgir.

“Temos um movimento de vanguarda sendo criado aqui, com novos mercados surgindo para escoar essa produção, além das grandes possibilidades para o turismo com a criação de roteiros. Essa integração entre os executivos municipal e estadual com as instituições de apoio e pesquisa é fundamental para o protagonismo regional”, salientou o prefeito.

A reunião completa você assiste no Youtube do Fórum:  https://youtu.be/K64pBQpOtTE