Gin produzido em Barra Mansa é reconhecido entre os melhores do mundo pela segunda vez

O gin, bebida alcoólica criada na Holanda, muito celebrada nos salões europeus desde o século XVII pela reconhecida excelência das destilarias do velho continente, ganhou uma marca brasileira que vem rivalizando com os rótulos tradicionais do velho continente. Produzido numa fazenda de Barra Mansa, no sul do estado, o dry gin Amázzoni foi eleito a melhor marca artesanal do mundo em 2018, e novamente em 2021, celebrando a cultura nacional com onze elementos botânicos, entre eles ingredientes da Amazônia, como cacau, maxixe e cipó-cravo. O Rio em Foco desta segunda-feira (07/06) recebe Arturo Isola, dono da maior e mais premiada destilaria artesanal de gin da América Latina.

“Nossa produção começou, ainda em 2017, por uma carência minha e de amigos de encontrar bebidas alcoólicas, além do vinho, da cerveja e da cachaça, que primassem por bons procedimentos artesanais e bons propósitos. Então acabamos consolidando uma produção bem desenvolvida e encontramos mercado”, descreve Arturo Isola, Italiano radicado no Brasil há mais de dez anos.

As primeiras garrafas do Amázzoni saíram ainda em um pequeno alambique elétrico de 5 litros. Num país em que a produção do destilado era irrisória, o desafio de dar a escala à produção de Gin precisou incorporar um portentoso alambique de cachaça parado há 30 anos, encontrado na Fazenda Rochinha, no distrito de Floriano, em Barra Mansa. “É uma fazenda histórica, de mais de 300 anos. É uma terra muito rica, com manancial de água doce e muita natureza a apenas duas horas do Rio”, destaca Isola.

Hoje, a destilaria é capaz de produzir mais de 15 mil garrafas por dia e o Amázzoni é exportado para 15 países, incluindo Itália, Portugal, França e Estados Unidos. “ A gente se orgulha deste crescimento, mas mantemos o pé no chão. Queremos manter os mesmos processos e propósitos que tínhamos na primeira garrafa.

A destilaria do Amázonni e a Fazenda Rochinha estão abertas para visitação, que pode ser agendada pelo site . É possível acompanhar todo o processo de produção de Gin e ainda conhecer a história da cultural e gastronômica da cultura cafeeira, que foi a locomotiva da economia brasileira no século XIX. “Nós estamos prontos para oferecer uma das melhores experiências possíveis de agroturismo. Num lugar extremamente representativo, com 300 anos de história do Brasil”, entusiasma-se Isola.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (08/06), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de “streaming”. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (12/06), às 17h, e domingo (13/06), às 20h.