Rio de Janeiro fortalece candidatura para receber o maior festival de tecnologia do mundo

No ano passado, um grupo de empreendedores se reuniu para apresentar a candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar o Web Summit, um dos maiores festivais de tecnologia do mundo. Mais recentemente, a organização do evento assegurou que a próxima edição será no Brasil, mas ainda não apontou a cidade escolhida. O Rio em Foco desta segunda-feira (31/05) conversa com Rodrigo Stallone, presidente da Invest Rio, agência de promoção e atração de investimentos do município, sobre as oportunidades que a possível realização do evento pode trazer para o Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da Invest Rio, a vinda do Web Summit para o Rio é mais um indicativo de uma política estratégica cujo núcleo é o estímulo ao ecossistema de tecnologia e inovação. “O setor de tecnologia é muito importante para a retomada da economia. A tecnologia consegue resolver grandes problemas em escala e com muita velocidade. Não estar discutindo este tema no Rio de Janeiro é ficar para trás e a gente está olhando para frente, para este futuro que, na verdade, já chegou”, aponta Stallone.

O Web Summit reúne representantes de várias partes do mundo e de diversos segmentos ligados à Pesquisa e Desenvolvimento em tecnologia. Em média, 70 mil pessoas participam dos 3 dias de evento. "São 19 palcos diferentes sobre fintech, healthtech, big data, futuro das cidades, dentre outros. Qualquer pessoa pode ver o tema que mais a interessa e que congrega os principais nomes da tecnologia e os maiores investidores de diferentes países" destaca o presidente da Invest Rio.

Prefeitura quer transformar Porto Maravilha num polo de startups

Stallone destaca que o foco da cidade é ajudar no amadurecimento da vocação do estado do Rio em se tornar um hub de tecnologia, consolidando o Porto Maravilha como um polo de startups (empresas inovadoras). “Eu sei que o Leonardo Soares (secretário estadual de desenvolvimento) está atuando para fomentar o setor de tecnologia no estado. Estamos fazendo o mesmo pela cidade. Temos excelentes universidades, com pesquisa de ponta, exportamos muito conhecimento. Nossa meta é fazer com que a gente continue exportando conhecimento, mas queremos também valorizar a produção local, diminuindo a distância entre a pesquisa e o desenvolvimento nas universidades e as necessidades das empresas. Disso nasceu o projeto de transformar o Porto Maravilha, no 'Porto Maravalley', o nosso Vale do Silício” , destaca.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (01/06), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de “streaming”. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (05/06), às 17h, e domingo (06/06), às 20h.