GT Selo Arte fará um panorama sobre as queijarias do estado e os entraves para a formalização

Fazer um diagnóstico das queijarias do estado para entender as dificuldades enfrentadas pelos produtores no processo de formalização é o intuito do painel que o grupo de trabalho do Selo Arte irá promover em junho. A ideia é se debruçar em cima de dados do IBGE e EMATER para fazer um mapeamento sobre o atual panorama desses estabelecimentos. A sugestão foi apresentada nesta quarta (26/05) durante o encontro remoto do GT.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rodrigo Paranhos, apesar do Rio de Janeiro ser o estado mais urbanizado do país, existem experiências fantásticas no campo. Para ele, é preciso trabalhar em cima das particularidades em busca do desenvolvimento da atividade rural.

“Existe muita informalidade no setor de queijeiro do estado. Temos que pensar no desenvolvimento do campo no território fluminense já que temos uma grande evasão e uma alta taxa de desemprego. Precisamos pensar em como viabilizar esses negócios e para isso temos que atuar em cima dos dados já existentes”, afirmou o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Rodrigo Paranhos.