Iniciativa que debate a reciclagem no estado será detalhada em reunião do Fórum

Em junho, mês dedicado mundialmente ao meio ambiente, a Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas irá se reunir para conhecer a experiência da Câmara de Reciclagem. A iniciativa envolve diversas secretarias de governo (Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade), Alerj e sociedade civil organizada para transformar o Rio de Janeiro na capital nacional da reciclagem. A sugestão surgiu durante o encontro virtual do grupo, realizado nesta quinta (13/05).

“O projeto da Câmara de Reciclagem, que reúne diversos atores para resolver problemas sobre temas ligados à reciclagem e sustentabilidade pode servir de exemplo e ser replicada para solucionar também outros desafios com essa união entre poder executivo, legislativo e sociedade”, afirmou a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha. A Câmara de Reciclagem também conta com a participação ativa da Firjan, Sebrae, Fecomércio, Rio Indústria e associações de catadores do estado.

A formação de um grupo de trabalho para elaborar uma minuta endereçada à Secretaria de Estado de Fazenda sobre a digitalização dos processos e a possibilidade de realização de pagamentos de tributos por meio de canais digitais também será outra frente da Câmara de Gestão e Políticas Públicas.

“Hoje existem tributos que só podem ser pagos em espécie e em apenas um banco específico, dificultando muito a vida dos empresários, principalmente quando se tem valores altos”, justificou a advogada da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Cheryl Berno.