Câmara de Infraestrutura define evento para apresentar Plano Estratégico Ferroviário

Em um momento em que a renovação de outorga de importantes ramais ferroviários abre espaço para novos investimentos, a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado se juntará à Secretaria Estadual de Transportes para realizar o 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF). O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (19/05), das 14h às 16h. O objetivo é apresentar os avanços dos estudos em desenvolvimento sobre os possíveis impactos deste modal na logística fluminense e recolher contribuições para a seleção de projetos prioritários no setor.

“A Secretaria Estadual de Transportes está desenvolvendo o Plano Estratégico Ferroviário, um desdobramento do Plano Estratégico de Logística de Carga, com objetivo de identificar as prioridades do Estado na área. É um trabalho iniciado ano passado, em parceria com a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e agora poderemos apresentar à sociedade civil a carteira preliminar de projetos ferroviários para que todos possam conhecer e trazer sugestões e opiniões, para então consolidarmos juntos os projetos prioritários”, explica a superintendente de Logística de Cargas da Secretaria de Transportes, Celia Daumas.

O evento será exibido ao vivo no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio no YouTube.

Em reunião realizada nesta terça (12/05) também foram abordados os estudos para a modelagem da concessão dos aeroportos, em particular o Santos Dumont, que deve virar tema de eventos futuros coordenados pela parceria entre a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística e a Secretaria Estadual de Transportes.