Congresso mundial de arquitetos quer que participantes do mundo inteiro se sintam no Rio de Janeiro

Depois de vencer a concorrência com cidades globais como Paris (França) e Melbourne (Austrália) e sofrer com um adiamento forçado devido à crise sanitária, o Rio de Janeiro vai receber em julho deste ano os principais nomes da arquitetura e do urbanismo de mais de 160 países no Congresso Mundial de Arquitetura. O Rio em Foco desta segunda-feira (10/05) recebe o presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB), Igor de Vetyemy.

“A pandemia impactou no congresso de diversas maneiras. Não foi só no formato que precisou ser adaptado para uma plataforma digital, que pode ser acessada aqui. Este momento também realçou a necessidade de discutirmos nossas cidades e reinventá-las. É a grande oportunidade de reunirmos os mais especialistas do mundo inteiro para debater o que precisamos fazer para não chegarmos novamente ao ponto que chegamos”, explica Vetyemy .

Sob o tema “todos os mundos, um só mundo”, o Congresso Mundial de Arquitetos ocorre pela primeira vez no Brasil. Desde março, com extensa programação 100% digital, acessível em todos os continentes, trilíngue, até julho. Alguns conteúdos serão disponibilizados de forma aberta, por prazo restrito. Depois serão exclusivos dos Congressistas.

“Com essa possibilidade de fazer digitalmente, o congresso foi muito ampliado e se estendeu por cinco meses, com especialistas de várias partes do mundo, e em julho consolidaremos numa grande proposta. Nós queremos aproximar a experiência on-line da experiência presencial da melhor forma possível. Por isso, estamos preparando para julho um momento muito especial para que todos possam se sentir no Rio de Janeiro”, revela o presidente do IAB.

A partir de terça-feira (11/05), o programa Rio em Foco pode ser assistido também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (15/05), às 17h, e domingo (16/05), às 20h.