Fórum vai debater formas de ampliar o acesso à formação profissional para pessoas trans

A Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica realizará em junho dois painéis: no dia 9 será pautado o impacto da pandemia nas práticas de ensino e formação; no dia 28, o evento abordará as dificuldades de inserção da população transgênero no mercado de trabalho. A ideia, sugerida durante a reunião do grupo nesta quarta-feira (05/05), é discutir os temas e propor ações com o objetivo de mitigar as dificuldades de acesso à Educação e inserção profissional e também refletir sobre as mudanças necessárias na base curricular dos cursos para adaptá-los à necessidade de distanciamento social.

Ana Shirley Franco, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destacou que as consequências da pandemia permanecerão no mínimo até o fim do ano. “É um momento muito complicado, e que deve permanecer no mínimo mais um semestre. O ensino aconteceu das formas mais diversas possíveis nesse período e é preciso pensar formas de aperfeiçoar o acesso à Educação e as práticas de ensino”, pondera.

Júlio Dalmaso, representante do sistema OCB- RJ, lembrou que em 28 de junho é o Dia Nacional do Orgulho LGBT+I e ressaltou as dificuldades deste público de inserção no mercado de trabalho. “Esse público é muito vulnerável e marginalizado, quanto ao acesso à educação profissional. É preciso pensar políticas específicas de formação, trabalho e renda”, argumenta.