Sustentabilidade da cadeia produtiva da pecuária de corte será tema de painel do Fórum

A Câmara de Agronegócios irá organizar um painel para debater a sustentabilidade da cadeia produtiva da pecuária de corte. O tema foi definido nesta quinta (06/05) durante o encontro mensal do grupo, realizado de forma remota.

Na ocasião, será apresentado um panorama geral com os dados da atividade no estado e os desafios para alinhar a sustentabilidade à produção. O painel também contará com o relato de produtores sobre o que acontece na ponta, além de abordar a interação deles com as instituições de pesquisa, universidades e assistência técnica.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, para que se tenha uma pecuária de corte sustentável é preciso haver um investimento em tecnologia, visando à redução dos danos ao meio ambiente e ao mesmo tempo à viabilidade econômica da atividade.

“A dificuldade de acesso ao crédito rural é um dos gargalos enfrentados para os investimentos necessários para uma pecuária de corte sustentável, que são altos. Os produtores só conseguem investir com uma perspectiva de retorno”, salientou.

A baixa integração entre os elos da cadeia produtiva, o que também dificulta a coordenação de iniciativas de sustentabilidade, foi destacada pela professora da UENF, Helena Hokamura.
“Precisamos estabelecer essas conexões, fortalecer o extensionismo, porque perdemos isso. Também temos de resgatar a tecnologia de base”, defendeu.