Fórum discutirá entraves para a implantação da geração distribuída solar no estado do Rio

Na última quarta-feira (14/04) os membros da Câmara Setorial de Energia, do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, definiram os detalhes do painel que irá debater os desafios e oportunidades da implantação de projetos de geração distribuída no estado do Rio. O objetivo é reunir especialistas para apresentarem o atual cenário, além das principais dificuldades, como a minuta recém-lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regulamenta as regras para a geração distribuída solar no Brasil, e a necessidade de aprovação de um novo marco legal para o setor (Projeto de Lei 5829).

“A geração distribuída está ameaçada por conta da última proposta da ANEEL. Ela inviabiliza a geração distribuída remota, que são as fazendas solares. Elas estão gerando muitos negócios, principalmente no Rio de Janeiro, que tem uma legislação similar à de Minas Gerais, e que vem atraindo muitos investimentos”, argumenta o representante da Rio Indústria Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Morais.

Para desenhar um panorama, os integrantes da Câmara sugeriram a participação de representantes de associações ligadas ao segmento, além de representantes do poder executivo estadual, para fazer uma contextualização da situação fluminense em relação ao tema. Ainda será convidada uma ONG que trabalha com geração distribuída em comunidades cariocas, por meio do trabalho cooperativado, que também terá representação no painel por meio da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB Nacional). A programação está sendo montada e será divulgada em breve.

“A intenção desse encontro em maio é entender o cenário da geração distribuída solar e as oportunidades que podem ser geradas no Rio de Janeiro, inclusive as barreiras, para depois fazermos uma segunda rodada, para compreendermos a situação do estado no cenário nacional", explicou a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento, Geiza Rocha.

O painel será realizado no dia 20 de maio, das 15h às 17h, e também poderá ser acompanhado pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio no YouTube.