Setrab articula programa focado na empregabilidade de idosos

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que os anos 20 do século XXI serão a década do envelhecimento saudável. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 30 milhões de idosos. Só no Rio de Janeiro, estado com maior percentual nacional de idosos integrantes da população, são 1,5 milhão de pessoas nessa faixa etária. O Rio em Foco desta segunda-feira (29/03) conversa com o coordenador de projetos especiais da Secretaria estadual  de Trabalho e Renda (Setrab), Nélio Giorgini e o gerente institucional do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Antonio Leitão, sobre o aproveitamento de sexagenários no mercado de trabalho, política de recursos humanos cada vez mais importante para garantir um envelhecimento saudável e ativo.    

Com quase 20% da sua população passando dos 60 anos, o estado do Rio desenvolveu uma política pública específica para a reinserção do idoso  no mercado de trabalho. É o programa Geração Prateada cujo  objetivo é promover políticas orientadas para o desenvolvimento econômico que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação e o incentivo à reformulação de empresas para atender a este público. “Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostraram que os idosos foram o grupo populacional mais atingido pelo desemprego durante a pandemia, mas percebemos que serão essas pessoas as primeiras serem vacinadas (contra o Covid-19) e então por que não pensar na reinserção delas no mercado de trabalho?”, indaga Nélio Giorgini. 

Para Antonio Leitão, a mentalidade das pessoas em relação aos idosos começa a mudar. Segundo ele, a pauta da diversidade tem ajudado a sensibilizar empresas para a criação de oportunidades para este grupo. Nós já começamos a enxergar uma nova mentalidade das pessoas em relação à população com mais de 60 anos, talvez não na velocidade que desejamos, mas o processo de envelhecimento populacional está acontecendo e isso desperta a sociedade em diversas frentes. É interessante notar também que a discussão sobre a diversidade tem fortalecido essa pauta. As empresas estão cada vez mais sensíveis à temática da diversidade. Seja a diversidade racial, ou a diversidade de gênero e, no bojo dessa discussão, entra e se fortalece a pauta da diversidade etária”, analisa o gerente institucional do Instituto Mongeral Aegon.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (30/03), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de áudio. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (03/04), às 17h, e domingo (04/04), às 20h