Câmara de Energia debaterá desafios e oportunidades no mercado de painéis solares

A Câmara Setorial de Energia do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio vai realizar em maio deste ano um painel sobre as possibilidades de adoção de painéis solares como alternativa de energia renovável. Foi o que ficou definido na última reunião do grupo realizada na quarta-feira (17/03), que projetou um encontro para o dia 14 de abril, às 14h, em que será definido o formato do evento e os convidados. A ideia é reunir não só pesquisadores sobre o tema, mas também representantes do mercado de painéis solares e empresários do segmento que vivenciam cotidianamente os desafios e oportunidades do setor.

“O mercado de painéis solares está em pleno desenvolvimento. Várias empresas já estão vindo para o Rio de Janeiro focadas nesse segmento. É o momento de ouvirmos os empresários, os engenheiros projetistas e instaladores que estão trabalhando nesse segmento para mapear os problemas e buscar soluções”, destacou o professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense, Geraldo Tavares.

Além disso, o grupo agendou como tema para futuras discussões ao longo do ano: energia solar; novo mercado de gás; políticas públicas de eficiência energética; o papel do estado do Rio no desenvolvimento da energia nuclear; oportunidades de instalação de termelétricas a partir da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor.