Pandemia multiplicou plataformas de e-commerce e adesão ao mercado digital

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostram que o e-commerce cresceu 400% em 2020. Um faturamento de mais de R$ 120 bilhões. No Rio em Foco desta segunda-feira (08/03) o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas, João Gomes, e o especialista em comércio eletrônico e fundador da “Convem Store”, Luiggi Senna, falaram sobre as oportunidades ofertadas pelas instituições para viabilizar a entrada dos micro e pequenos empresários no mercado digital. 

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises – IFec RJ mostrou que, em 2020, 75% das empresas não comercializavam seus produtos on-line. O índice apontou uma fragilidade do setor, que ficou ainda mais evidente em um cenário de circulação restrita pela pandemia de Covid-19. Diante disso, a Fecomércio-RJ celebrou uma parceria com a “Convem Store” para facilitar a transformação digital. Além de apoio técnico para a solução, a Convem garante treinamento em vendas e marketing para capacitar a equipe, incluindo promoção nas redes sociais e posicionamento no Google. Os empresários não terão custo com a implantação da loja on-line, pagarão 3% do valor dos pedidos de venda que receberem, que serão revertidos em favor da empresa que desenvolveu a plataforma. "Há uma projeção mostrando que até 2023 dois terços do varejo será influenciado pela propaganda on-line, o que mostra o crescimento da influência deste 'market place'", comenta João Gomes.

"Já vínhamos numa tendência de alta, mas durante o ano passado o 'e-commerce' teve uma taxa de crescimento equivalente aos últimos seis anos somados. Quem entrou, mesmo que por necessidade, não vai sair mais”, prevê João Gomes.

Luiggi Senna relata que, apesar do crescimento vertiginoso, ainda há muito espaço para o varejo on-line. "Ainda é possível notar uma resistência e uma inércia de comerciantes e varejistas. Hoje já temos tecnologia barata que poderia acelerar muito a transformação digital. O que falta é o comerciante local enxergar as vantagens que isso traz para o negócio dele”, avalia o especialista.

Sebrae oferece vitrine digital gratuita para microempreendedores

Outra iniciativa para estimular o uso das ferramentas de marketing on-line é o Mercado Azul, vitrine digital oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ). A plataforma gratuita oferece a possibilidade de promoção e exposição de produtos, com soluções customizadas para o micro e pequeno empresário brasileiro. “A plataforma foi construída para que as pessoas pudessem ofertar seus produtos e serviços, assim como procurar fornecedores. A ideia principal é criar uma vitrine de negócios”, explica Raquel Abrantes, coordenadora de mercado do Sebrae-RJ.

Para conhecer a iniciativa e saber como participar clique aqui

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (09/03), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de áudio. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (13/03), às 17h, e domingo (14/03), às 20h.