Câmara de Formação Profissional planeja evento sobre desafios do ensino on-line na pandemia

A Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio vai realizar no dia 14/04 (quarta-feira), das 10h às 12h, um painel para debater os desafios e oportunidades do uso das tecnologias de informação e comunicação na Educação. A ideia, sugerida nesta quarta-feira (03/03), é fazer um raio-x das principais dificuldades e oportunidades da formação profissional e educacional neste período ouvindo pesquisadores, especialistas e professores que estão vivenciando as transformações na prática docente desde 2020.  

Andrea Fernandes, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destacou que tanto alunos, quanto professores tiveram que lidar com diversos níveis de precariedade, desde a dificuldade de conectividade até a falta de uma pedagogia específica capaz de lidar com a mudança repentina. Por isso, segundo ela, é importante realizar um evento que sensibilize o Legislativo e a sociedade civil sobre os problemas.

“Nós fomos pegos desprevenidos no ano passado. Não estávamos preparados. Aula remota, não é o mesmo que educação à distância. É preciso reconhecer os desafios da acessibilidade dos estudantes à Educação à Distância. Muitos professores tiveram que aprender fazendo”, avalia.

Para Paulo Millet, representante da ACRJ, que atua há mais de 20 anos na área da educação à distância, avançamos em muito pouco tempo no que tange à adoção das ferramentas tecnológicas já existentes, mas os desafios ainda são imensos.

“Pela manhã abordamos a necessidade de ampliar a conectividade e colocar o Rio de Janeiro na rota do 5G e essa reunião reforça a importância disso. Vamos buscar alinhar ambos os temas e encadeá-los de forma a refletir de que forma o Legislativo pode atuar nesse campo”, ressaltou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.