Câmara de Tecnologia organizará painel sobre a implantação da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) voltará a pauta de debates da Câmara de Tecnologia. No primeiro encontro do grupo em 2021, realizado por videoconferência nesta quarta-feira (03/03), foi sugerido a realização de um painel para reunir atores dos setores público e privado e avaliar quais são os gargalos para a implementação da LGPD e também como trazer essa legislação para o âmbito estadual. A ideia é apresentar cases de instituições que já estão trilhando esse caminho para trocar informações, além de criar grupo de trabalho.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das instituições que já iniciou esse processo. Segundo a professora Marinilza Bruno de Carvalho, diretora de Inovação, a universidade está se adequando. “Na próxima semana devemos definir o modelo de gestão e os atores que estarão à frente, em conformidade com a LGPD“, contou.

A mudança de cultura organizacional para a implementação da LGPD também foi outro ponto citado durante o encontro. “É preciso uma mudança comportamental do corpo de trabalho para que a LGPD seja propagada. Existe uma resistência cultural tanto na esfera pública como privada”, afirmou a advogada Kelly Santoro. Ela também contou que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina é um órgão pioneiro na questão e conta com um Grupo de Trabalho instituído com o objetivo de apresentar medidas concretas visando à conformidade do Judiciário catarinense à LGPD.

A próxima reunião da Câmara de Tecnologia está marcada para o dia 28 de abril, das 10h às 12h.