Rio busca apoio da ONU para comemorar 30 anos da Eco-92

O  governo do Estado do Rio de Janeiro vai enviar uma carta ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) manifestando o desejo de sediar a próxima Conferência Ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). Marco da proposição do desenvolvimento sustentável na agenda ambiental e política mundial, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992, conhecida popularmente como Eco-92, inspirou a iniciativa. Caso obtenha apoio da organização intergovernamental, a Rio +30 reunirá 193 nações na cidade no ano que vem, para debater ações de mitigação das mudanças climáticas na chamada década da ação, que culminará em 2030.O Rio em Foco desta segunda-feira (01/03) entrevistou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha e o presidente da Câmara Empresarial Rio, Paulo Protasio para discutir o protagonismo do Rio na agenda da sustentabilidade.

Para levar a frente essa mobilização, o governo do estado criou um grupo de trabalho para planejar as ações voltadas à realização da Rio +30. De acordo com o secretário Thiago Pampolha, a pasta está mobilizando diversos atores da sociedade civil para trazer a conferência  para a capital fluminense. “ Nós temos hoje uma resolução pronta para criar um ofício com uma carta de interesse ao Itamaraty e à ONU para inscrever o Rio de Janeiro para sediar essa comemoração que nós denominamos Rio +30”, revelou o secretário.

Para a proposta ser aceita, é preciso que a comunidade internacional, representada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC- na sigla em inglês) acolha o pleito. Paulo Protasio, foi um dos protagonistas na organização da Eco-92 e vai agregar essa experiência para trazer o evento ao Rio. “Na época, por intermediação do (ex-secretário da Organização dos Estados Americanos -OEA)  João Clemente Baena Soares,  nós soubemos que era possível  trazer a conferência ambiental da ONU para o Brasil.. Então, nos candidatamos. A candidatura do Rio contou com a mobilização total da sociedade. Foi uma ação vibrante que fez o pleito crescer. Hoje a Rio-92 está no "currículo" do estado  do Rio sinalizando o compromisso com um futuro sustentável”, destacou Protasio.

O Rio de Janeiro vem sendo palco de uma série de eventos em escala global, Protasio lembra que realizar o Rio +30 no mesmo ano do bicentenário da Independência do Brasil vai dar ainda mais visibilidade ao evento e facilitar a articulação nacional necessária a sua realização; “É um compromisso que vem na direção do país, na direção do planeta  e a cidade (do Rio de Janeiro) vai ser o palco para levar à frente a mensagem da sustentabilidade”, argumenta.

Em 2015, a ONU lançou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: uma agenda mundial que estabelece metas ambientais, políticas e sociais a serem cumpridas até 2030. Para reforçar o compromisso do estado do Rio de Janeiro com o tema, a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade lançará em 2022, o observatório da sustentabilidade que vai monitorar o cumprimento de todas as ações que constam no acordo. “Nós estamos criando o Observatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ele fará parte do PPA (Plano Plurianual)  e vai estabelecer uma série de indicadores que serão usados para colher dados e informações, com o apoio das prefeituras, para estruturar uma ferramenta capaz de orientar políticas públicas em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” revelou o secretário Thiago Pampolha.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (02/03), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de áudio. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (06/03), às 17h, e domingo (07/03), às 20h.