Oferta de capital para negócios de impacto estará no radar do Rio de Impacto em 2021

O Movimento Rio de Impacto se reuniu virtualmente nesta quinta-feira (04/02) para aprovar o calendário de reuniões de 2021 e articular, junto às instituições que compõem a iniciativa, ações propositivas para o fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto socioambiental no estado. Uma das temáticas que estará em foco esse ano será a apresentação da opções de oferta de capital para esse modelo de negócios. Para isso, o Sebrae-RJ vem trabalhando na atualização de um guia que apresenta as principais fontes de financiamento e instrumentos financeiros para alavancar os empreendimentos de impacto.

De acordo com Juliana Oliveira, analista do Sebrae, a publicação deve ser lançada na primeira quinzena de abril. “Estamos em fase de diagramação da publicação, que pode ajudar muito o empreendedor de impacto social a conhecer os tipos de investimentos existentes e como se preparar para acessar esse capital”, explicou. Uma das ideias do grupo é transformar o material em painéis ampliando ainda mais a discussão sobre o tema e levando mais informações a quem está na ponta.

Na ocasião, o coordenador de Projetos Sociais do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Leonardo José, anunciou que o Shell Inciativa Jovem 2021 está com inscrições abertas até 28 de fevereiro. O cadastro para participar do programa de pré-aceleração e laboratório de negócios socioambientalmente responsáveis, pode ser acessado pelo link https://www.iniciativajovem.org.br/cadastro/

Falar para mais pessoas, ampliando e reverberado as ações do Movimento Rio de Impacto, é outro objetivo a ser perseguido esse ano. Em 2020, a iniciativa lançou um portal para dar mais visibilidade às ações que geram impacto social e mostrar os empreendimentos e seus resultados às instituições que podem fomentar negócios sociais. Outro formato lançado foi o podcast Rio de Impacto que já conta com 11 episódios e está presente nas principais plataformas de streaming.

A reunião desta quinta contou com a participação de duas novas instituições. O Instituto Reação, que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, e também a Fundação Osório, que tem como missão a educação básica e profissional aos dependentes legais de militares do Exército e das demais Forças Singulares desenvolvendo competência para o trabalho e exercício da cidadania.

O próximo encontro do Movimento Rio de Impacto está marcado para o dia 11 de março, de15h às 17h.