Fórum consolida atuação nos meios digitais em 2020

Em tempos de pandemia e medidas de isolamento social, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico ampliou sua participação nos meios digitais, realizando eventos ao vivo pelo seu canal do Youtube e investindo em ações nas redes sociais. Esses esforços resultaram em uma maior participação e interatividade com a sociedade sobre temas que impactam o crescimento dos mais diversos setores da economia fluminense. Em 2020, a Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e a UNISÃOJOSÉ (Centro Universitário São José) se juntaram ao rol de instituições que integram o Fórum, que agora soma 59 entidades e conta com a participação de 300 membros indicados para as oito Câmaras Setoriais.

Os encontros on-line foram a forma encontrada pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de continuar realizando seu trabalho de debate e construção de propostas de retomada do desenvolvimento fluminense durante a crise da covid-19. Os novos formatos permitiram uma maior interação entre academia, setor produtivo e o parlamento estadual. Foram realizados 37 eventos, que juntos reuniram 10.093 participantes nas salas virtuais do YouTube e no Facebook. Destaque para os 14 webinários que avaliaram os impactos econômicos do novo coronavírus e abordaram questões que foram desde os desafios de inovação na gestão pública, como o plano de recuperação do turismo, os reflexos no setor de óleo e gás, além das barreiras da informalidade para o crescimento do estado no pós-pandemia.

Também foram organizados 16 eventos em parceria, com um total de 2.911 participantes. Dentre eles estão os seis realizados junto com a Rede Legislativo Sustentável, em que a Alerj colocou mais de 20 câmaras municipais fluminenses na rota do desenvolvimento sustentável. Já a série “Diálogos da Sustentabilidade” englobou quatro painéis que debateram os desafios de uma gestão mais verde no legislativo com temas como o papel das redes neste processo, as contratações e compras públicas, além da liderança e mobilização e os desafios e oportunidades.

As oito Câmaras Setoriais têm o papel de desenvolver projetos, ouvir especialistas e debater sobre as principais questões dos segmentos-chave do estado e de qual forma o poder legislativo pode contribuir com eles. A agenda de trabalho definida por elas contribui para o aperfeiçoamento da legislação do estado do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o projeto de lei 3328/2020, de autoria dos deputados Luiz Paulo e Lucinha, que institui o “Programa de Estímulo à Implantação das tecnologias de conectividade móvel” no estado, para viabilizar a chegada da tecnologia de quinta geração (5G) e foi fruto das discussões do Fórum em 2020.

Ao longo deste ano, foram 48 reuniões de Câmaras reunindo e mais de 550 participantes. Também foram realizadas 24 reuniões dos Grupos de Trabalho do Selo Arte e de Negócios Sociais, com um total de quase mil participantes. O Fórum também promoveu dois encontros voltados à capacitação dos servidores, dentro do projeto “Fórum Capacita” e produziu a décima Síntese para Tomadores de Opinião com o resumo das atividades no primeiro trimestre de pandemia.

Outras conquistas do Fórum em 2020 vieram da Câmara de Agronegócios e do GT Selo Arte como a adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A articulação feita pelo Fórum entre membros da Câmara de Agronegócios e do GT Selo Arte com a Secretária de Estado de Agricultura fez com que a temática avançasse no Rio de Janeiro e ganhasse o aval do Ministério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A aprovação da Lei Nº 9059 DE 15/10/2020, que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais do Estado foi outro avanço que também teve início nas discussões desses dois grupos. De autoria do deputado Luiz Paulo (sem partido), o projeto recebeu contribuições dos membros do GT e da Câmara de Agronegócios, além de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Redes Sociais

Para dinamizar a transmissão de conteúdos, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio fez grande investimento na convergência de mídias. Conteúdos criados especialmente para redes sociais movimentaram as páginas do órgão e promoveram um aumento expressivo no número de seguidores. Foram sete lives no Instagram com entrevistas com especialistas em diversos setores e 283 postagens. As visualizações do Facebook, Twitter, Linkedin e Facebook somadas atingiram a marca de 248 mil. Já o portal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio continuou ancorando a produção de conteúdo. Foram publicadas 261 novas matérias até novembro, que tiveram mais de 63 mil visualizações, registrando um aumento de 90% de novos usuários.

A visibilidade do canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento  atingiu a marca de mais de 115 mil visualizações em 5.525 horas de exibição. A transmissão dos encontros ao vivo impulsionou o aumento de popularidade, e o número de seguidores cresceu quase 120%.

Outro destaque foi a criação do Podcast “Quero discutir o meu estado”, lançado em janeiro, e que já disponibilizou 48 episódios sobre temas ligados ao desenvolvimento do estado nas principais plataformas de Streaming.

Fórum na mídia

Os eventos do Fórum geraram 196 matérias em diversos veículos da imprensa como jornais e sites. Os mais noticiados foram os painéis sobre os impactos do novo coronavírus na economia com 19 publicações, seguido pelo debate dos royalties do petróleo (17) e o papel do legislativo na implementação do 5G (11).

Rio em Foco

A TV Alerj, transmitida em canal aberto desde o dia 7 de maio (pelo canal 15 UHF), reproduziu 40 encontros do Fórum assim como o Programa Rio em Foco, produzido pelo Fórum e que faz parte da grade de programação da TV há dez anos. Foram exibidos 42 programas inéditos sempre as segundas-feiras, às 22h.

O Rio em Foco também inovou e se tornou online. Nos primeiros meses de pandemia as gravações foram realizadas totalmente de forma remota. A partir do mês de julho, as entrevistas se tornaram híbridas, com a apresentadora e secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, gravando no estúdio da TV Alerj e os entrevistados interagindo por meio das plataformas digitais.

Os programas mais assistidos no canal do Youtube do Fórum foram os que trataram sobre o Parque de Reciclagem do estado, seguido pelo polo do mar e  os investimentos em negócios de impacto social.