Alerj debaterá as oportunidades do setor produtivo de petróleo e gás para o estado

O potencial do sistema do produtivo do petróleo e gás no estado será debatido na próxima segunda-feira (07/12), a partir de 10h, durante um painel virtual promovido pelo Fórum Rio de Desenvolvimento da Alerj. No evento, presidido pelo presidente da ALERJ, deputado Andre Ceciliano, será apresentada a Nota Técnica elaborada pela Assessoria Fiscal da Casa sobre as oportunidades que o setor de petróleo e gás natural (P&G) oferece para o desenvolvimento do estado. O encontro pode ser acompanhado, ao vivo, pelos canais da TV Alerj e do Fórum no Youtube.

O estudo, produzido por especialistas sob o comando do economista Mauro Osório, traz subsídios para as discussões do Fórum Rio de Desenvolvimento do Estado, criado pelo Legislativo fluminense e que tem a participação de deputados federais, reitores e economistas.

O levantamento revela que as oportunidades de gerar encadeamentos produtivos no setor ainda são pouco aproveitadas no estado. De acordo com a publicação, 85% das reservas de petróleo do Brasil estão no Rio de Janeiro, mas o estado concentra apenas 19% dos fornecedores e prestadores de serviços da Petrobras, que tem 70% destes contratos no exterior. O texto traz argumentos para a defesa da necessidade do adensamento dessa estrutura produtiva industrial e de serviços e cita experiências bem sucedidas de regiões petrolíferas como Starvanger, na Noruega, e o Texas, nos Estados Unidos.

“A estrutura produtiva do setor de óleo e gás está fora do estado. Precisamos ampliar o número de fornecedores no Rio de Janeiro com o adensamento dessa estrutura produtiva. Também temos de pensar em como aproveitar o gás que é extraído da produção de petróleo para gerar riquezas. Hoje, 57% desse gás é reinjetado nos poços. É preciso construir uma estratégia para que o estado saia dessa crise, olhando as oportunidades e gerando emprego e renda”, afirmou o diretor da Assessoria Fiscal da Alerj, Mauro Osório, que também contou que o grupo irá se debruçar sobre outros sistemas produtivos para pensar a economia fluminense de forma integrada. Para ler mais sobre a Nota Técnica, clique aqui

O debate terá como palestrantes o diretor geral interino da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Raphael Moura; a presidente da Naturgy, Kátia Repsold; a consultora da Fundação Getúlio Vargas, Magda Chambriard; o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino; o diretor da Assessoria Fiscal da Alerj, Mauro Osório, a superintendente geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Karine Fragoso; e o deputado estadual e Presidente da Comissão de Tributação da ALERJ, Luiz Paulo.

SERVIÇO:
FÓRUM RIO DE DESENVOLVIMENTO
Reunião virtual: segunda-feira, dia 07/11
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pela TV Alerj (canais 10.2 da Rede Legislativa e 12 da Net), pelo YouTube da TV Alerj, pelo YouTube e Facebook do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio.