Câmara propõe levantamento sobre as condições dos equipamentos de energia elétrica do estado

A Câmara Setorial de Energia se reuniu virtualmente nesta quinta (03/12) e se mostrou preocupada com a qualidade e suprimento de energia elétrica no Rio de Janeiro. Dado a recente crise de energia que afetou o Amapá, com um apagão de 48h que deixou 89% da população sem eletricidade, o grupo sugeriu que a Agenersa faça um levantamento junto à Aneel sobre as condições dos equipamentos que abastecem o estado.

"No Amapá, apesar da subestação possuir três transformadores, dois ficaram com defeito e o terceiro não conseguiu suportar a carga, vindo a queimar e provocar o apagão em todo o estado. Desta forma, nos preocupa se pendências similares possam ameaçar o fornecimento de energia de nosso Estado”, explicou o engenheiro Estellito Rangel Junior, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro.

Os principais questionamentos são se as subestações que suprem energia para nosso estado estão com pendências que comprometem seu desempenho; se as concessionárias estão com pessoal e material de reposição adequado para garantir a continuidade do fornecimento de energia; e se há planos de contingência caso haja alguma situação que exija a retirada de operação de alguma subestação.

A qualidade da energia elétrica é um fator determinante para a competitividade do estado na atração de indústrias impactando o desenvolvimento econômico. O intuito também é saber se o Rio de Janeiro está preparado para a retomada das atividades comerciais e industriais no pós-pandemia. Os membros da Câmara irão trabalhar numa minuta de ofício para encaminhar aos deputados para avançar nessa temática.