Baía de Guanabara ganha projeto de desenvolvimento sustentável em 2021

O Oásis Lab Baía de Guanabara é um ambiente de inovação, coordenado pela Fundação Grupo Boticário, em busca de soluções para conservação e recuperação ambiental, social e econômica da Baía de Guanabara. O grupo começou, em 2019, reunindo diversos atores que atuavam ou tinham impacto na segurança hídrica e na resiliência costeiro-marinha da baía. Em janeiro de 2021 dois projetos que agregam soluções baseadas na natureza começarão a ser executados. Thiago Valente, biólogo e analista de soluções baseadas na natureza da Fundação Grupo Boticário, conta ao Rio em Foco desta segunda-feira (7/12) como a iniciativa, que já capacitou 50 agentes e fomentou parcerias com 60 instituições vai seguir atuando para proteger a biodiversidade, melhorar a qualidade da água e aperfeiçoar a produtividade de atividades econômicas que dependem dos recursos hídricos daquela bacia hidrográfica.

“Nós reunimos todos estes atores para entender o que já era feito. Conseguimos gerar soluções novas, conectar agendas e promover uma governança pra Baía de Guanabara. Chegamos em sete projetos, dois deles estão com recurso garantido, numa articulação com o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e passarão a ser executados a partir de janeiro de 2021. Continuamos buscando recursos para as outras iniciativas" conta Valente.

A iniciativa de selecionar projetos com soluções que promovessem impacto positivo nos recursos naturais do ecossistema da Baía de Guanabara foi acalentada durante as oficinas de co-criação do “Oasis Lab”. A partir desta qualificação, foram selecionadas dez ideias que se concretizaram nos sete projetos-piloto.
“Estas dez ideias viraram sete projetos, dos quais, dois estão com recurso garantido e cinco estão avançando. Nós temos, por exemplo, uma iniciativa que vai reunir projetos ambientais numa plataforma colaborativa digital que vai mapear, identificar e dar visibilidade para ações e soluções baseadas na natureza que já existem e, por meio desta plataforma digital, serão ofertados para potenciais financiadores”, revela Thiago Valente.

Um dos projetos que já está sendo financiado estimula práticas agropecuárias sustentáveis em propriedades na Bacia Guapi-Macacu, no recôncavo da Baía de Guanabara. “Esta região abastece cerca de 2 milhões de pessoas e é onde ainda temos um cenário baseado em agricultura de baixo valor agregado, de baixa tecnologia, solo muito degradado, que vai para o corpo hídrico e acaba poluindo. Estamos trabalhando na recuperação da cobertura vegetal e oferecendo capacitação, assistência técnica, acesso ao mercado para os produtores rurais, mas exigindo deles uma contrapartida ambiental”, detalha o biólogo.

Um outro projeto previsto para 2021 estimula o turismo ambiental na região da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. “Nós vemos no turismo de baixo impacto ambiental uma alavanca para a retomada da economia principalmente neste momento de pandemia”, avalia o biólogo da Fundação Grupo Boticário.

Outro projeto desenvolvido foi um trabalho denominado “ Os Rios Correm para o Mar” de sensibilização das comunidades no entorno da Baía de Guanabara e ressignificação da relação das pessoas com os rios a partir de capacitações e ações de educação ambiental e comunicação para ampliar a segurança hídrica e conscientizar a sociedade sobre o uso da água e do saneamento básico para minimizar a poluição de rios. “Nós trabalhamos com a conscientização dos mais jovens para que eles entendam como podem atuar na gestão dos recursos hídricos. O incrível é que, alguns deles nem sabiam que estavam na região da Baía de Guanabara, e não conheciam o bondinho do Pão de Açúcar. Então, em três meses, sensibilizamos e formamos 30 jovens que se tornaram lideranças em recursos hídricos, criando essa massa crítica de uma juventude empoderada, que pode fazer a diferença no território. Pretendemos ampliar essa iniciativa para toda Baía de Guanabara”, espera Thiago Valente.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (8/12), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (12/12), às 17h, e domingo (13/12), às 20h.