Rio de Impacto lança guia de instituições de apoio a empreendimentos do setor

Os empreendedores de impacto socioambiental do Rio de Janeiro agora contam com uma publicação atualizada reunindo as instituições que oferecem serviços de apoio ao desenvolvimento desse modelo de negócios no estado. O Guia de Instituições de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental 2020 é uma ferramenta rápida de consulta e foi lançada nesta quarta (25/11) durante o 5º Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental, que acontece até o dia 27 de novembro.

"O objetivo era atualizar as informações das instituições e incluir os novos participantes do Rio de Impacto. Partimos de um mapeamento do setor feito pelo Sebrae, que produziu os guias anteriores, e fizemos consultas a cada instituição para buscar informações faltantes, como todas as redes sociais e contatos. A publicação deixou de ser um ‘guia de bolso’, como era chamado, para ser digital e atualizado com a chegada de novas instituições ao Movimento", explica a pesquisadora Monique Costa de Lima.

 A iniciativa apresenta brevemente as 16 instituições que fazem parte do Movimento Rio de Impacto e lista a oferta de serviços oferecidos por esse ecossistema de apoio, como capacitação e treinamento; oferta de espaço para postos de trabalho ou salas de reunião; consultoria e suporte em gestão; ponte com potenciais investidores; e uma rede entre empreendedores viabilizando a troca de experiências. O Guia também lista outros serviços como canais de divulgação; ferramentas de desenvolvimento pessoal do empreendedor; rede de mentores; investimentos e empréstimos; e oferecimento de ferramentas e consultoria para monitoramento e avaliação de impacto socioambiental.

"É muito importante observar a evolução e o crescimento ao longo dos anos do numero de instituições retratadas. Na medida em que crescemos a publicação, também ampliamos a base de informação para os empreendedores poderem conhecer as oportunidades e estruturar os seus negócios", comemora a coordenadora do movimento Rio de Impacto e secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha, que mediou a abertura.

Fazem parte dessa rede: AbeLLha, Asplande; Buriti Consultoria; CIEDS; Colaboradora; FAPERJ; Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico; Instituo Ekloos; Incubadora Esdi/UERJ; Iônica; Oi Futuro; PUC-Rio; Sebrae-RJ; Sistema B, Sitawi Finanças do Bem e Universidade Santa Úrsula.