Unir produção e turismo pode ampliar experiências no Vale do Café

Conhecida por ter sido a maior produtora mundial de café no século XIX, a região sul do estado do Rio começa a retomada da plantação do grão focada na produção artesanal, em pequena escala e de alta qualidade. O Vale do Café fluminense oferece a oportunidade de experimentar a alta gastronomia em torno da bebida, conectada a um roteiro turístico que descortina as belezas das fazendas dos antigos barões e de um pedaço preservado de Mata Atlântica. Para celebrar a retomada do protagonismo da produção cafeeira no estado, o Rio em Foco desta segunda-feira (09/11) conversa com o chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Celso Merola, e com a diretora executiva do Convention & Visitors Bureau do Vale do Café, Luciana Delamare.

“Nosso maior desafio é trabalhar um “cluster turístico” que reúne seis territórios. Recentemente começamos um ciclo de cooperações técnicas com entidades no nosso estado para entender quem já está trabalhando as vocações econômicas e turísticas do território”, explicou Delamare, que assumiu o cargo durante o início da pandemia do novo coronavírus, em fevereiro deste ano.

O potencial agropecuário da região já se manifesta há algumas décadas por sua produção de laticínios. De acordo com o chefe da DDR/MAPA-RJ, Celso Merola, aliar a agricultura com o turismo pode se tornar uma nova alavanca de desenvolvimento sustentável do Sul Fluminense. “Nós sempre vimos esta região como um local capaz de desenvolver o setor primário, aliado ao turismo. Mas havia dificuldade na retomada do cultivo de café devido à agressividade da produção (no ciclo do café), então ainda hoje é possível ver na região os sinais de erosão do solo. Agora, nós começamos a retomar o plantio do grão, até porque muita gente procurava o Ministério da Agricultura para visitar as fazendas de café e era um constrangimento enorme porque não havia um pé de café sequer nestes locais.”, afirma Merola, ressaltando que unir a produção de café de alta qualidade com o turismo é um caminho promissor para ampliar oportunidades na região.

Delamare destaca que o desenvolvimento econômico e turístico do sul do estado aponta para o reconhecimento dos nichos turísticos que podem ser atendidos com excelência, em sintonia com o legado cultural e histórico do Vale do Café. “Nós fizemos um trabalho direcionado para alguns segmentos turísticos específicos: os movimentos na natureza; Vale do Café Romântico; grupos e famílias; os sabores do Vale do Café;” enumera Delamare.

O potencial gastronômico do Vale do Café também chama atenção do Ministério da Agricultura. Celso Merola explica que encurtar a distância entre o consumidor e o produtor pode ser a chave para aumentar o interesse e incrementar a promoção dos produtos do Vale do Café. “Num cenário de pequena produção agrícola é fundamental que a gente encurte a distância da relação entre o consumidor e o produtor. É uma forma de valorizar o produto. O Vale do Café é perfeito neste sentido.”, avalia.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (10/11), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (14/11), às 17h, e domingo (15/11), às 20h.