Câmara de Formação Profissional trabalha para agregar cursos on-line à plataforma de qualificação

O Qualifica RJ, plataforma que vai permitir o acesso on-line a uma rede de formação profissional tecnológica continuada, deve receber centenas de cursos de instituições como o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest -Senat), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras. A notícia foi divulgada durante reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizada na quinta-feira (29/10). Nas próximas semanas, as instituições preencherão um formulário em que definirão os cursos e as áreas de formação contempladas. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 04/12 (sexta-feira), às 10h.

“Hoje nós já temos mais de 1.200 cursos já neste formato on-line, que poderiam extrapolar o âmbito da graduação e se inserir num espaço de qualificação. Neste momentos estamos coletando os dados sobre todas estas áreas para consolidar as informações e disponibilizar”, afirmou a professora Márcia Taborda, representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na reunião.

Também estiveram presentes à reunião Fausto Braga, representante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-RJ); Monica Lyra, do Sest-Senat; Paulo Milet, da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Ilan Renz, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro; Vinicius Boechat, da Associação dos Gestores Públicos do Estado do Rio de Janeiro; Raquel Oliveira Lima, da Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro.