Rio de Janeiro pode se tornar o “Vale do Silício” da Energia, afirma pesquisador da Coppe/UFRJ

O Estado do Rio de Janeiro foi escolhido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a quinta maior universidade do mundo, como um dos oito locais do planeta que vão sediar o programa de aceleração de regiões empreendedoras liderado pela instituição. O projeto tem como objetivo transformar o Rio de Janeiro numa incubadora de pesquisa e inovação nas áreas de sustentabilidade e energia e deve começar já em 2021. O Rio em Foco desta segunda-feira (2/10) conversa com o coordenador geral do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Marcus Vinícius da Fonseca. O laboratório é um dos parceiros do MIT para a implantação do projeto.

“Esta iniciativa tem a origem em 2018, quando a Coppe/UFRJ é convidada a desenvolver um projeto com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para levantar o impacto de startups de energia limpa no Brasil. Naquele momento, nós identificamos cerca de 140 empresas brasileiras atuando na área de energia limpa. Então, despertou-se a perspectiva de elaborarmos a candidatura para participar do programa de desenvolvimento regional do MIT. A ideia é que todas as universidades que estão no estado operem em conjunto para transformar o Rio no Vale do Silício da Energia”, relata o pesquisador.

O projeto visa a estimular a implantação no Rio de Janeiro de um ecossistema de energia e sustentabilidade, capturando a oportunidade da transição energética em curso e seus impactos nos diversos ramos de atividade a partir da indução de parcerias entre grandes empresas e startups. O programa já conta com o apoio de Furnas e da Petrobras. “A transição energética é um fato inconteste e o Rio de Janeiro já possui um ecossistema que, se for articulado, poderá levar a ideia à frente. Temos uma empresa como Furnas que é vocacionada para isso e temos uma empresa como a Petrobras que entende a necessidade de voltar parte do seu investimento em pesquisa e desenvolvimento para a área do setor elétrico. Além disso, contamos com a compreensão do governo federal da importância deste movimento”, declarou Fonseca.

Os investimentos iniciais chegam a R$ 3,2 milhões com aportes da Petrobras, Furnas e de uma emenda parlamentar. “Inicialmente é um projeto com investimento na casa dos R$ 3 milhões para ser desenvolvido ao longo de dois anos. Mas a nossa expectativa é pensar uma estrutura de gestão para dar mais agilidade às ações previstas”, conta Marcos Vinícius da Fonseca.

O programa de aceleração de regiões empreendedora do MIT prevê quatro etapas: o diagnóstico; a elaboração da estratégia de ação; a implementação das ações; a definição das estratégias de sustentação. O primeiro movimento será criar um diagnóstico para reunir as condições para a implementação de startups na área de energia. Depois deste diagnóstico, elaboraremos um conjunto de ações que vai contemplar o viés estratégico que foi definido; em seguida um sistema de interfaces com os atores envolvidos e, por último, as ações que serão efetivamente implementadas” detalha o professor.

Uma das metas da iniciativa é fomentar a instalação das startups de energia no Rio de Janeiro oferecendo soluções tecnológicas que estão sendo desenvolvidas pelas universidades e laboratórios de universidades fluminenses integrados ao projeto. “A maneira de catalisar esta iniciativa é ofertar diferenciais de competição para quem estiver dentro do programa. Existe um papel importante da Academia de participar de ‘viradas’ de desenvolvimento. Nosso levantamento inicial indica que o projeto atrairá para o Rio de Janeiro investimentos em torno de R$200 a 300 milhões em dois anos. Tudo isso orientado por uma visão de inovação aberta e competitividade”, analisa Marcus Vinícius.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (3/11), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (7/11), às 17h, e domingo (8/11), às 20h.