Uma pesquisa da Universidade de Brasília estima que 54% dos empregos formais no Brasil poderão ser ocupados por robôs até 2026. Por outro lado, levantamento da Microsoft mostra que, em dez anos, a automação deve incrementar o Produto Interno Bruto em quatro pontos percentuais. O Rio em Foco desta segunda-feira (19/10) discute a revolução tecnológica que a inteligência artificial causará na economia e em diversos aspectos da vida social com o diretor de tecnologia da Microsoft no Brasil, Ronan Damasco.
“A pandemia acentuou a importância da tecnologia como uma aliada das empresas e das pessoas para reduzir os impactos que tivemos tanto na nossa saúde, quanto economicamente”, afirmou o executivo.
Damasco destaca que as conexões virtuais permitiram que empresas mantivessem total, ou parcialmente suas operações, preservando a economia de um impacto maior. “Os dados são o bem mais valioso que temos hoje. As empresas de tecnologia já vinham apontando isso. Essa crise da pandemia evidenciou o tanto que a tecnologia é indispensável. Toda essa experiência que estamos passando nesse período vai permanecer de alguma forma. Vamos caminhar para uma realidade híbrida”, analisou o diretor da Microsoft.
Ronan Damasco pondera que o desaparecimento de algumas profissões, com a adoção de novas soluções tecnológicas, deve ser compensado com a criação de novas expertises, que exigirão novas competências e aquecerão o mercado de trabalho nos próximos anos. “Se alguém falasse antigamente que queria ser cientista de dados, ninguém saberia o que significa. Não há dúvida que, no futuro, a gente vai ver a predominância de habilidades digitais”, avalia.
Para acompanhar a formação da nova sociedade digital as empresas oferecem oportunidades de requalificação da mão de obra em direção ao futuro. “A AcademIA (plataforma de capacitação da Microsoft) tem quatorze cursos em português. Estamos tentando cobrir esse gap fornecendo treinamentos e certificações de baixo custo”, conta Damasco.
O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (20/10), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (24/10), às 17h, e domingo (25/10), às 20h.