Fórum dá pontapé em campanha de esclarecimento sobre selos de segurança alimentar

A Câmara Setorial de Agronegócios e o GT Selo Arte se reuniram nesta quinta (15/10) para desenvolver uma campanha de esclarecimento ao consumidor sobre o significado dos selos e certificações dos alimentos existentes no país. Batizada de “Eu, Fiscal”, a campanha contará com o apoio das instituições e dos membros que compõem os dois grupos na sua construção e divulgação.

A ideia surgiu durante um dos debates do Grupo de Trabalho do Selo Arte e será veiculada nas redes sociais do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e também nos canais dos parceiros. “Nosso objetivo é alcançar o cidadão. O Brasil é pobre na educação sanitária e as pessoas acabam escolhendo os alimentos apenas pelo preço, não se preocupando com a qualidade. Vamos mostrar a importância dos selos e as inspeções que garantem a segurança dos produtos consumidos”, explicou o presidente da Comissão Estadual de Saúde Pública e representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Magioli.

Também participarão do GT criado para desenhar a campanha o auditor fiscal federal agropecuário Luís Eduardo da Silva, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Jane Maia, da Vigilância Sanitária de Niterói; Ana Chaves, da Embrapa; André Medeiros, da FIPER; Marcia França, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ); Wander Bastos, da Abraleite; Márcio Oliveira, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; José Maurício Soares, diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Petrópolis; Francisco Jesus, do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro; Fabrício Escudine, produtor Certificado Orgânico ABIO e Alberto Figueiredo, diretor da Sociedade Nacional de Agricultura.

“Já temos bastante material para impulsionar essa campanha e contribuir para tornar o consumidor mais consciente na hora de escolher o que vai levar para casa”, explica a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha. O GT irá se reunir no dia 05/11, às 15h, e no dia 17/11, às 10h, para definir a campanha.