ABIH-RJ: "Rio de Janeiro é um destino seguro para receber o turista"

Desde o início da pandemia, seis hotéis já fecharam as portas em definitivo na cidade. A hotelaria carioca acumulou um prejuízo estimado em R$ 850 milhões, segundo estudo do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (Hotéis-Rio). Para saber sobre as expectativas de retomada do setor, o Rio em Foco desta segunda (12/10) recebe o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Paulo Michel.

De acordo com o presidente da ABIH-RJ, os clientes adicionaram a biossegurança como um dos principais fatores para a escolha de um destino para viagem. “Nós perdemos em torno de R$ 850 milhões, muitos empregos e hotéis que não terão mais condições de reabrir. Entrou um novo componente na escolha de um hotel: a segurança. Além da localização, preço, conforto, agora o cliente procura segurança”, apontou Michel.

Para reagir ao cenário adverso e atender a nova demanda dos consumidores, o setor hoteleiro se juntou aos governos municipal e estadual para elaborar protocolos sanitários capazes de oferecer segurança aos clientes. “Em conjunto com o governo, nós criamos o selo do turismo consciente. Uma certificação que destaca todas as regras a serem seguidas por vários tipos de estabelecimentos. O Rio de Janeiro é hoje um destino que está preparado, pronto e seguro para receber seus turistas”, avalia.

Além dos esforços para reduzir o risco sanitário, a ABIH-RJ e o Hotéis-Rio lançaram em agosto, em parceria com a consultora de Recursos Humanos Valéria Leal, o projeto Hóspede Oculto. A nova certificação é baseada numa ação de fiscalização que pontuará os hotéis em matrizes de prevenção à Covid-19; reserva e recepção; alimentos e bebidas; hospedagem e recreação.

“O programa Hóspede Oculto levanta questões sobre várias áreas do hotel: desde a área de reservas, passando por alimentos e bebidas, serviço de quarto etc. A gente abrange todas as áreas do hotel e, por meio dos avaliadores, experimenta cada serviço e valida se estão sendo prestados de acordo com as regras sanitárias e de qualidade. Os avaliadores são profissionais com 'expertise' no setor hoteleiro”, explica Valéria Leal.

Ao final da reserva é gerado um relatório que aponta os pontos de melhoria. Somente após as correções, o empreendimento terá acesso ao selo de aprovação do projeto Hóspede Oculto da ABIH-RJ e Hotéis-Rio. Apesar da iniciativa, segundo o presidente da ABIH-RJ, a retomada do turismo será lenta. “A nossa expectativa é de que primeiro sejam feitas as viagens de curta distância, próximas a grandes centros urbanos e que tenham experiências ao ar livre”, analisa Paulo Michel.

Saiba mais sobre como aderir ao selo do turismo consciente.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (13/10), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (17/10), às 17h, e domingo (18/10), às 20h.