Movimento Rio de Impacto organizará dois eventos até o fim de 2020

O Movimento Rio de Impacto vem trabalhando para fomentar e divulgar cada vez mais o ecossistema de negócios de impacto socioambientais fluminense. Para isso, o grupo composto por 15 instituições vem atuando em várias frentes em 2020. Uma delas é a criação de um portal de informações para dar visibilidade aos empreendimentos que atuam sob esse modelo de negócios e que estão em desenvolvimento no estado. Outra frente de trabalho consiste na realização de eventos para debater o tema. Até o fim de 2020 a inciativa organizará dois eventos.  Um irá debater os caminhos para a construção de políticas públicas de negócios de impacto, no dia 30 de outubro. Já o segundo será um seminário, realizado de 25 a 27 de novembro, e ambos serão virtuais.

As instituições que compõem o Rio de Impacto se reuniram nesta quinta (01/10) para traçar as estratégias dos eventos e definir os convidados e palestrantes dos eventos. O V Seminário Negócios de Impacto Social e Ambiental tem como objetivo abordar de forma inspiradora e dinâmica os principais desafios para os empreendedores que buscam aliar lucro ao benefício da sociedade. O evento focara em três grandes temas como as políticas públicas e métricas para esse modelo de negócios; o papel das empresas e das organizações não governamentais; além de apresentar empreendimentos já em curso no estado.

No dia 30 de outubro, a ideia é convidar todas as instituições que farão parte do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, que conta com a participação de órgãos públicos, instituições e organismos representativos do setor produtivo para conhecer os caminhos trilhados pelo grupo de trabalho da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), do governo federal.

Criada por decreto presidencial em dezembro de 2017, ela é coordenada pela Subsecretaria de Inovação do Ministério da Economia (SIN/ME) e se trata de uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto.

O Movimento Rio de Impacto volta a se reunir no dia 9 de outubro, das 10h às 12h, para fechar a programação de novembro.