Rio em Foco: Ipea estima 5% de queda do PIB em 2020

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) espera queda de 5% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) e prevê a necessidade de um ajuste fiscal para preservar a economia nacional. O diagnóstico é parte do documento “Brasil Pós Covid-19”, que traz um conjunto de propostas de curto e médio prazos para acelerar o desenvolvimento sustentável do país após a pandemia. O presidente da instituição, Carlos von Doellinger, é o entrevistado desta segunda (05/10) do Rio em Foco e vai traçar o panorama macroeconômico atual e apontar como o estudo fornece cenários e parâmetros para o futuro na expectativa de crescimento econômico de cerca de 3,5%, já em 2021.

“Nós temos um capítulo deste estudo que mostra o que está sendo feito pelo resto do mundo para enfrentar as consequências da pandemia. Constatamos que há um esforço global imenso na superação do problema. Por outro lado, percebemos que o país está em linha com as melhores práticas adotadas no exterior”, revela o presidente do maior think tank nacional sobre políticas públicas.

Segundo o Ipea, segmento da economia mais atingido foi o setor de serviços, que representa 70% do PIB nacional. Por isso, von Doellinger pontua que o governo tem papel importante para a reconstituição das cadeias produtivas ligadas ao setor. “Precisamos dar apoio por meio de medidas fiscais, crédito, compras governamentais para dar suporte ao setor terciário. O próprio auxílio emergencial ajuda a reconstituir a atividade econômica”, analisa.

O estudo do Ipea destaca que investimentos em infraestrutura são essenciais para sustentar o crescimento da economia e reduzir o custo de produção. De acordo com a fundação pública, a solução mais adequada deve ser a atração de investimentos privados nacionais e estrangeiros. “Temos que dar uma grande atenção ao setor de transportes: navegação de cabotagem, ferroviário, a revitalização portuária, rodovias vicinais. É um conjunto de investimentos que será um importante apoio à atividade produtiva”, avalia o presidente do Ipea.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (06/10), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (10/10), às 17h, e domingo (11/10), às 20h.