Retomada de políticas de trabalho e renda será eixo das ações da Câmara de Formação Profissional

Diante do cenário de crise econômica e isolamento social, a Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica debateu nesta quarta-feira (23/09) soluções para a retomada de oportunidades de emprego e renda no estado. O grupo apontou a ampliação das vagas em cursos on-line de qualificação como um fator positivo que pode ajudar a recolocação profissional.

A Coordenadora Pedagógica da unidade fluminense do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Rio), Raquel Lima, destacou que a preocupação com o avanço da propagação do novo coronavírus no  interior não impediu que a entidade continuasse com sua missão de contribuir com a educação do trabalhador rural. "Continuamos com uma grande preocupação com o crescimento de casos no interior do estado, mas  estamos cumprindo nosso papel educativo. Fizemos webinários, os cursos on-line, e obtivemos uma participação até maior dos jovens", contou.

Paulo Milet, vice-presidente do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia, pertencente à Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), apontou que o isolamento social forçou o aumento da demanda e da oferta de cursos à distância. “Estamos oferecendo mais de  de 150 painéis on-line totalmente gratuitos. A ACRJ já  está desenvolvendo um curso de Educação à distância. Sou um apaixonado pelo tema e há 25 anos respondo a pergunta: ‘Será que Educação à distância funciona?’ Funciona muito bem. É a melhor solução para qualificar sete bilhões de pessoas no planeta”, afirmou.

Andrea Aguiar, coordenadora de  Pós-Graduação da Escola de Gestão e Políticas Públicas , integrante da  Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro; (CEPERJ), lembrou da importância de entender as especificidades de cada região do estado e dos diferentes tipos de público para atender adequadamente a demanda por qualificação.  “Nós estamos fazendo uma série de seminários  reunindo todos os municípios, para recolher boas práticas e oferecer cursos de capacitação. Entender a realidade de cada um é muito importante para atender regiões tão distintas”, avaliou.

Delmo Morani, presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE) destacou que é possível pensar em formas de amparar as pessoas na busca de novas formas de geração de trabalho e renda. “Esta dinâmica de encaminhamento para o mercado de trabalho não está casando com o tempo atual do avanço da ciência e da tecnologia. Então precisamos encontrar meios de incluir no processo de formação este realinhamento. Os desafios apontam para o empreendedorismo como uma das sustentações dos cursos de formação profissional “, refletiu.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica será dia 29/10, às 15h.