Fórum promove intercâmbio de experiências sobre alimentos artesanais do Brasil

No dia 23 de setembro, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizará um painel para conhecer as experiências de outros estados na concessão do Selo Arte. O objetivo do encontro, que acontece das 10h às 12h, é conhecer um pouco mais sobre o processo trilhado por esses estados para inspirar a construção e definição do que é o artesanal fluminense. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube. O evento ocorre na mesma semana em que a Alerj analisa o PL 893/2019, que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais do estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Michelle Carvalho, doutoranda em Ciência de Alimentos pela UFSC, e responsável técnica da associação Comerqueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros) abordará a experiência de Santa Catarina, que conta com uma lei de queijos artesanais de leite cru desde 2018. O Espírito Santo é outro estado que já concede o Selo Arte para a comercialização do Socol em todo o território nacional. Trata-se de um embutido feito com lombo suíno, uma iguaria tradicional dos imigrantes italianos. O empresário Leandro Carnielli, um dos proprietários da Agroindústria Carnielli, que produz o Socol, contará como foi dado esse passo em terras capixabas.

Também participarão do painel o auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodrigo Lopes de Almeida e a gerente estadual de Grandes Animais - EMATER – Rio, Mariana Tavares Dias.