Economia fluminense já dá sinais de recuperação, avalia economista da Firjan

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan), o segmento acelerou o ritmo de contratações no mês de julho. Estes números serão disponibilizados para toda a sociedade, em um momento em que o fim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do governo federal, substituído pelo eSocial, deixou muita gente sem saber como encontrar estatísticas atualizadas sobre o tema. Atenta a esta demanda da sociedade, a Firjan antecipou o lançamento da versão digital do anuário "Retratos Regionais", que condensa dados sobre o tema no estado do Rio de Janeiro. O Rio em Foco desta segunda (14/09) vai conversar com o gerente de estudos econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, que explica as possibilidades de uso da nova plataforma e projeta a retomada da economia fluminense.

“O nosso objetivo foi construir uma ferramenta simples. A maneira como os dados de mercado de trabalho foram divulgados passou por uma grande mudança metodológica. Muita gente ficou perdida. Então, transformamos o "Retratos Regionais", uma publicação que já produzíamos, em um painel digital com informações sobre a conjuntura econômica oferecidas para toda a sociedade de uma maneira simples e prática”, explica o gerente da Firjan.

De acordo com Jonathas Goulart, a ferramenta oferecerá diferentes formas de contextualizar os dados, aumentando assim a possibilidade de projeção de cenários. “Estamos disponibilizando os dados sobre geração de emprego, com possibilidades de segmentação por setor da economia e também por região. É possível olhar até mesmo município por município”, relata.

Ele também revela que será possível modular os painéis, separando as estatísticas por setor industrial. A ideia é orientar decisões tanto dos gestores públicos, quanto de quem está buscando um emprego. “É possível saber se um determinado subsetor da indústria está gerando emprego ou demitindo em determinado município e acompanhar esta evolução mensalmente ao longo de 2020", conta Goulart.

O economista avalia que os números dos últimos meses deste ano apontam quais serão os setores que se recuperarão mais rapidamente da crise e revelam também aqueles que precisarão de mais tempo.

"É importante destacar que o que está determinando a recuperação da economia são os recursos do setor público. Estamos falando principalmente do auxílio emergencial, usado para socorrer principalmente as famílias de renda mais baixa. Assim, por exemplo, o setor de serviços, que é tradicionalmente vinculado ao consumo das famílias com renda mais alta, tem apresentado uma recuperação mais lenta, já os setores industriais que produzem os bens mais consumidos pelas faixas da população de renda mais baixa estão apresentando uma recuperação mais forte. Os dados sobre mercado de trabalho também caminham nesta direção", avalia.

Goulart chama atenção para os dados de julho, que já mostram a recuperação do setor industrial e que deve acelerar o ritmo de contratação nos próximos meses. “Temos conversado com empresários que nos dizem que já estão voltando a contratar e pretendem manter o mesmo número de funcionários que tinham antes da pandemia", anuncia o gerente de estudos econômicos da Firjan.

Jonathas Goulart destaca que a economia está se recuperando de maneira surpreendente até para os analistas do mercado. Segundo ele, as novas vagas de emprego abertas recentemente revelam o otimismo dos empresários quanto ao fôlego do crescimento da demanda. “A recuperação da economia está acontecendo antes até do que esperávamos. Geralmente, observamos um crescimento consolidado da demanda antes da expansão do mercado de trabalho. O mercado de trabalho é um pouco rígido. É caro contratar, assim como é caro demitir. Então a abertura de novas vagas é uma boa notícia”, comemora.

De acordo com Goulart, existem planos de expansão da plataforma. A Firjan pretende converter o “Retratos Regionais” num painel interativo capaz de oferecer uma série histórica robusta sobre a economia do estado. “Nossa meta é recolher os dados dos Retratos Regionais antigos e colocá-los na nova plataforma. Planejamos integrar dados sobre o PIB (Produto Interno Bruto), sobre infraestrutura, gestão fiscal, Índice de Desenvolvimento Municipal, são muitos dados”, revela o gerente de estudos econômicos da Firjan.

Goulart tornou-se mestre em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ao produzir uma pesquisa sobre a eficiência das políticas econômicas implantadas no país entre 1994 e 2010. Com a experiência de quem analisou diferentes conjunturas econômicas, ele alerta para a importância de tomar decisões orientadas por dados consistentes. "Nosso principal objetivo é fornecer dados claros e de simples visualização, seja para o gestor público que precisa entender o mercado de trabalho da sua região, seja para o empresário da indústria que precisa entender como a economia está caminhando, qualificando o processo de tomada de decisão" explica.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (15/09), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (19/09), às 17h, e domingo (20/09), às 20h.