Edição Green Rio de 2020 será realizada em outubro, totalmente digital

O segmento de orgânicos movimentou R$ 4,5 bilhões no Brasil no ano passado, segundo a Organis – entidade representante do setor. A forte demanda internacional pela produção sem pesticidas, principalmente de alimentos e cosméticos, evidencia o potencial que a produção de orgânicos tem de se tornar uma das alavancas para superar a recessão econômica.  Por sua posição estratégica no fomento à cadeia produtiva de orgânicos fluminense, o Green Rio se prepara para ser, mais uma vez, uma importante praça de negócios e divulgação das práticas orgânicas em 2020, agora totalmente on-line. O Rio em Foco desta segunda-feira (31/08) recebe a coordenadora do Green Rio, Maria Beatriz Martins Costa que vai mostrar as oportunidades que o estado do Rio tem de ser protagonista no setor de bioeconomia. 

O Green Rio adaptou suas rotinas às plataformas on-line, consultando diversos especialistas, e já estabeleceu um calendário que deve dinamizar as oportunidades no setor, com foco especial nas pequenas e médias empresas. “Este ano o Green Rio terá dois momentos: nos dias 8 e 9 de outubro faremos conferências temáticas e a apresentação de soluções para os pequenos e médios produtores; já nos dias 13 e 14, faremos uma rodada de negócios virtual”, explicou Beatriz, que também é editora do portal “Planeta Orgânico”, referência de conteúdo sobre o segmento.

A necessidade de isolamento social evidentemente impediu a realização presencial do evento, mas segundo Beatriz Martins, as soluções on-line conseguiram fornecer um ambiente adequado para assegurar o papel tradicional do Green Rio no fomento ao setor de orgânicos.

Mais que isso: temas como saúde, segurança alimentar e rastreabilidade dos produtos, muito presentes no contexto da pandemia do novo coronavírus, vão ganhar destaque na edição deste ano da exposição.  “É perfeitamente possível fazer esta articulação (no mundo digital). Há até mais tempo para divulgação. Fizemos alguns webinários prévios ao evento que deram certo. Estou muito confiante que o Green Rio on-line será um sucesso”, avalia.

A plataforma on-line também inaugurou possibilidades de recuperação completa dos conteúdos promovidos pelo Green Rio. Os webinários que antecedem o evento principal deste ano já podem ser vistos no site da entidade. “Além do conteúdo do site, estamos disponibilizando todos os webinários no nosso canal no YouTube. Tem sido uma experiência muito boa. Estamos tendo um retorno muito maior. A janela virtual tem um potencial enorme”, comemora Maria Beatriz Martins Costa.

Estado do Rio receberá Alemanha para formar parcerias no setor de bioeconomia

A bioeconomia, setor produtivo que utiliza recursos biológicos, está se tornando uma tendência mundial por sua proposta sustentável. O Brasil ocupa posição de liderança em razão de sua biodiversidade e, também, pela expertise em biocombustíveis. Durante o Green Rio deste ano, o estado do Rio receberá o terceiro “German-Brazilian Bioeconomy Workshop”, que trará uma delegação de especialistas alemães com o objetivo de estreitar os laços entre as nações nos campos da bioenergia, biomassa e agricultura sustentável.

“No dia 8 de outubro, o Green Rio vai realizar uma chamada bilateral Brasil-Alemanha sobre biomassa: um tema abrangente, que envolve inclusive o uso de bioinsumos. Também abordaremos plantas medicinais e aromáticas. Na parte da tarde, (do mesmo dia) vamos mostrar como os arranjos produtivos locais estão trabalhando temas como saúde, rastreabilidade e segurança alimentar. No dia seguinte, vamos lançar um desafio explorando possibilidades de conexão entre a bioeconomia e a agricultura familiar”, explica a coordenadora do Green Rio. 

Maria Beatriz Martins Costa explicou que a edição de 2020 da feira fluminense de economia verde vai aproveitar as oportunidades das plataformas digitais para desenvolver relações internacionais em torno da bioeconomia. “A tecnologia vai permitir envolver mais atores internacionais neste tema.  Eles vão conhecer o que o estado do Rio tem a oferecer: nossa fauna, nossa flora, nossos biomas. Este rico mosaico de biodiversidade será mostrado muito pontualmente”, conta a diretora do Green Rio.

O Rio em Foco é exibido segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (01/09), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (05/09), às 17h, e domingo (06/09), às 20h.