Alerj debaterá o papel do Legislativo na implantação do 5G no estado

A próxima geração de rede de internet móvel, o 5G, promete revolucionar o setor de serviços, aumentar a produtividade na indústria e melhorar a eficiência do setor público com o apoio da Inteligência Artificial na tomada de decisões. Toda essa mudança será possível porque o 5G usará o espectro de rádio de forma mais eficiente, com novas torres de transmissão, que permitirão que mais dispositivos acessem a internet ao mesmo tempo, transmitindo e recebendo maior volume de dados. Na segunda-feira (31/08), às 10h, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio reunirá alguns dos principais atores dessa transformação do setor de telecomunicações nacional para debater o papel do Legislativo na Implantação do 5G no estado do Rio

O encontro, que será presidido pelo presidente da Alerj, deputado Andre Ceciliano, está marcado para 10h e contará com as presenças do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Marcos Ferrari; do presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTelecom), Luiz Eduardo da Rocha e do presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz. O encontro será transmitido ao vivo pela TV Alerj) e pelo canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube.

Em entrevista recente ao programa Rio em Foco, o presidente da Abrintel, Luciano Stutz explicou que para acelerar a modernização da infraestrutura necessária ao 5G será preciso atualizar as leis municipais de ocupação do solo, principalmente quanto aos procedimentos e prazos para licenciamento de infraestrutura de suporte. “O setor se modernizou e o uso de novos equipamentos para atender essa realidade precisa estar refletido na leis. Se a lei não acompanhar a tecnologia atual, a gente não consegue implantar. A lei não pode ser permissiva demais, mas também não pode restringir a implantação da infraestrutura”, disse o presidente, que durante o evento apresentará uma proposta de minuta de projeto de lei às câmaras municipais fluminenses.

Painel: O papel do Legislativo na implantação do 5G no Estado do Rio de Janeiro
Data:
Palestrantes:
Abertura: Dep. André Ceciliano, Presidente da Alerj e do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio
Felipe Roberto de Lima, Gerente de Regulamentação da ANATEL
Marcos Ferrari, Presidente da SindiTelebrasil
Luiz Eduardo da Rocha, Presidente da Abtelecom
Luciano Stutz, Presidente da Diretoria da Abrintel

Transmissão: TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET) e canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube