Boas práticas do setor da agricultura na pandemia serão apresentadas em painel do Fórum

Em meio à crise do novo coronavírus, a agricultura fluminense encontrou maneiras de se reinventar. As oportunidades, aprendizados e desafios trazidos pela pandemia serão temas de um painel virtual no dia 16 de setembro, das 10h às 12h. Na ocasião, serão apresentados casos de sucesso e boas práticas, além de redes de apoio que se formaram durante esse período. A sugestão do debate foi trazida pelos membros da Câmara Setorial de Agronegócios, em reunião realizada por videoconferência nesta quarta (19/08).

A diretora do Instituto Comida do Amanhã, Juliana Tângari, destacou que as implicações da crise sanitária da covid-19 alertam para a necessidade do Rio de Janeiro ter um Plano Estadual de Segurança Alimentar. “A pandemia jogou luz para a imprescindibilidade de termos políticas de segurança alimentar e nutricional robustas. A elaboração de um Plano deve envolver todos os atores, Conselhos e comunidade que atuam na questão para que ele sirva de base na coordenação de projetos no combate à fome e possa garantir o acesso aos alimentos mesmo em cenários de instabilidade social e econômica”, afirmou.

O tema é considerado tão atual e importante que será debatido durante o 9˚ Congresso Estadual de Agronomia que acontecerá em outubro. “O Congresso terá uma mesa redonda sobre segurança alimentar e a inocuidade de alimentos. Também serão abordadas as boas práticas de produção, logística e rastreabilidade”, contou o engenheiro agrônomo e extensionista da EMATER-Rio, Leonel Rocha Lima.

Já a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Silvia Waschner, falou sobre a necessidade de mobilizar e envolver o legislativo nessa temática tão necessária para o estado. “Os parlamentares precisam estar atentos à questão e têm um papel fundamental de impulsionar e cobrar a construção de um Plano de Segurança Alimentar para o estado”, concluiu.