Avanços da desburocratização voltam ao foco da Câmara de Gestão e Políticas Públicas

A Câmara de Gestão e Políticas Públicas decidiu voltar a olhar para o tema da desburocratização como forma de promover melhorias no ambiente de negócios nesse momento de crise. O intuito é conhecer os últimos avanços em curso promovidos pelo governo federal e estadual e identificar os desafios a serem superados. O tema foi proposto pelos membros da Câmara durante uma reunião por videoconferência realizada nesta quarta (12/08).

No encontro, a analista de políticas públicas do Sebrae-RJ, Juliana Lohmann, apresentou a proposta do Balcão único que está sendo elaborada junto com o Ministério de Economia como forma de reduzir etapas para a abertura de empresas. “Inicialmente estamos começando com as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro como pilotos. Hoje para abrir uma empresa no Rio temos dez procedimentos e a meta é reduzir para seis no total, sendo que três são da esfera federal. Também queremos trazer todas as prefeituras para dentro do sistema integrador”, explicou.

A retomada das atividades comerciais no Centro do Rio é outro tema que está sendo trabalhado pelo Sebrae. Ele estima que a queda do movimento na região chegue a 95% nos restaurantes. “Estamos em contato com a Prefeitura para repensar alguns espaços como o Largo de São Francisco, que reúne restaurantes tradicionais da cidade. Estamos negociando o uso da área das calçadas e praças, desde que não cause prejuízo aos pedestres, para que os restaurantes possam aumentar a sua capacidade de atendimento, hoje reduzida a 50% do espaço interno”, contou Juliana.

Segundo Rafael Cardoso, responsável pela área jurídica do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), o setor vem sofrendo muito com a pandemia e não tem acesso ao crédito “Cerca de 85% dos empresários não conseguiram nenhuma linha de crédito nesse momento e a estimativa é que dos quase 11 mil estabelecimentos um terço não chegue até o fim do ano”, afirmou. O papel da AgeRio no socorro principalmente ao micro e pequeno empreendedores também foi discutido pelo grupo, que vai se debruçar sobre os diagnósticos setoriais com apoio da Fundação Ceperj.

A próxima reunião virtual da Câmara de Gestão de Políticas Públicas será realizada no dia 02 de setembro, de 10h às 12h.