Veste Rio se torna 100% online e oferece mentoria para pequenas empresas

Realizado há quatro anos sob o comando das revistas Ela e Vogue, o Veste Rio tornou sua nona edição totalmente on-line e oferecerá painéis voltados ao empreendedorismo, com foco em mentorias para ajudar micro e pequenas empresas do setor a reposicionarem suas marcas no mercado, diante das restrições de movimentação causadas pela pandemia do novo coronavírus. O Rio em Foco desta segunda (10/08) entrevista Paula Merlo, diretora de conteúdo da Vogue Brasil, para contar sobre a conversão de um dos principais eventos de moda do país em uma plataforma 100% digital, que ficará disponível de julho a outubro.

“Nós adaptamos absolutamente tudo. Tornamos a plataforma 100% on-line para poder vender e fazer a economia girar. Trouxemos 29 marcas que apresentaram sua coleção para as compradoras. Nesta edição, conseguimos apresentar muita coisa já para pronta entrega. No VesteRio presencial nós ainda não tínhamos “pronta entrega”, como agora”, conta Merlo.

Um dos propósitos do VesteRio é disseminar e democratizar oportunidades na indústria da moda. Nesta edição oferecerá palestras com o objetivo de qualificar a inserção no mercado de pequenos empreendedores. “Com o objetivo de entender o novo lugar do segmento dentro da sociedade, auxiliar, capacitar e impulsionar micro e pequenos negócios, o ciclo de Mentorias vai ajudar empresários do setor a criar estratégias que vão desde a organização de despesas até o marketing digital”, detalhou.

Outra novidade, é a possibilidade de os consumidores participarem do “outlet”, comprando diretamente das marcas com grandes descontos, mas agora sob a curadoria da equipe de especialistas das revistas Ela e Vogue. “ Nós vamos fazer uma curadoria que estará disponível no site do VesteRio. Quando os consumidores se interessarem (por uma peça de roupa) será só clicar e ser redirecionado para o “e-commerce” da marca”, explica Paula Merlo.

Merlo avalia que a pandemia trará grandes transformações para toda a indústria, incluindo o mercado da moda. Exclusivos por definição, os desfiles de alta-costura sempre reuniram um seleto grupo de convidados, geralmente apenas celebridades de alcance mundial e bilionários, que desfrutavam de um ambiente de alto luxo enquanto presenciavam as novas criações de “maisons” renomadas, longe de olhares curiosos. Em 2020, pela primeira vez na História, qualquer pessoa com um celular conectado à internet conseguiu ver os desfiles em tempo real. “Acabamos de sair da semana de alta costura de Paris. Quando (imaginaríamos) que todo mundo poderia entrar num desfile de alta-costura ao vivo? Era uma coisa super restrita: só para compradores e clientes. Por causa da pandemia ( a democratização) acelerou. Pela primeira vez todo mundo pode assistir junto. A moda é feita por todo tipo de gente e é para todo mundo. Todo mundo consome moda, independente da situação financeira. A moda é feita por todos e é para todos”, argumenta a editora da Vogue.

O Rio em Foco é exibido segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (11/08), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (15/08), às 17h, e domingo (16/08), às 20h.