Rio de Impacto vai lançar portal sobre o ecossistema de negócios sociais

O  Rio de Impacto deve lançar ainda em 2020 um site que funcionará como uma plataforma de informações sobre os negócios de impacto social desenvolvidos no estado. A meta é dar visibilidade às iniciativas que geram impacto social e mostrar os empreendimentos e seus resultados às instituições que podem fomentar negócios sociais. A estrutura do novo portal foi apresentada na terceira semana de julho durante reunião do movimento.

“Queremos dar mais visibilidade aos negócios de impacto desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que realizamos eventos e as instituições intermediárias dialogam sobre o tema, estamos mapeando o que está acontecendo no ecossistema. A ideia é construir uma plataforma que possa espelhar este trabalho. Vamos utilizar este novo espaço digital para  conectar, capacitar, divulgar e fomentar iniciativas que  transformam positivamente o estado do Rio de Janeiro”, detalha a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha.

O novo site está sendo desenvolvido no sistema “Wordpress”. Plataforma de gestão de conteúdo de código aberto, que é  líder mundial no mercado. “utilizamos o Wordpress para desenvolver o site, porque esse é um sistema totalmente gratuito, de código aberto e amplamente conhecido no mercado. Então, no futuro, os integrantes do Rio de Impacto terão facilidade de atualizar a plataforma. Além disso, é totalmente integrada às redes sociais, que também serão lançadas pelo movimento”, explica o analista de Tecnologia da Informação, Rodrigo Coelho, um dos membros da equipe de voluntários responsável pelo projeto.

A expectativa dos integrantes do Rio de impacto é que o lançamento do site estimule a conexão do ambiente local com o ecossistema nacional de negócios de impacto social. Em fevereiro deste ano, o Rio de impacto lançou um podcast que reúne notícias sobre o desenvolvimento do tema no estado. O programa pode ser encontrado nas principais plataformas de streaming.

PUC deve oferecer curso para capacitar empreendedores de Impacto

O Instituto Gênesis da PUC-Rio, integrante da rede Rio de Impacto, vai oferecer capacitação para empreendedores que quiserem iniciar negócios de impacto social. " A gente quer não só direcionar nossos editais para empresas que desejam investir no ecossistema , mas  agora também construir um programa sobre como começar uma empresa de impacto", informa  a coordenadora de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis, Lara Frigotto.

Asplande é a nova integrante do Rio de Impacto

A partir da última semana do mês de julho a Asplande (Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento) passa a fazer parte do movimento Rio de Impacto. A Asplande é uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha há 28 anos  fornecendo assessoria e planejamento para pequenos negócios comunitários, especialmente as iniciativas lideradas por mulheres, chefes de família.

“Estamos muito entusiasmados por integrar o Rio de Impacto. A Asplande trabalha  a questão da inclusão socioeconômica de mulheres da região metropolitana do Rio de Janeiro por meio do empreendedorismo. Nós desenvolvemos nosso trabalho em três eixos: formação e mentoria; conexões em rede; e o fomento.”, relata a secretária-executiva da Asplande, Dayse Valença.

Entre as iniciativas desenvolvidas pela Asplande está o Impacta Mulher, incubadora de negócios sociais que reúne cerca de 90  empreendimentos atuantes em diversos setores da economia. “As mulheres que lideram os negócios de impacto social estão trabalhando atualmente para mitigar os danos que a pandemia está causando na periferia”, conta Valença.

O Movimento Rio de Impacto é formado por quatorze instituições atuantes no mercado fluminense, que se reuniram em 2016, sob coordenação do Sebrae- RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de fomentar o ecossistema de negócios de impacto social e ambiental. A iniciativa conta com a colaboração das seguintes instituições: NESst, Sitawi, Yunus Negócios Sociais, Universidade Santa Úrsula, Benfeitoria, ESPM, Instituto Gênesis (PUC-Rio), Sistema B, Vox Capital, Oi Futuro, Shell Iniciativa Jovem e, agora, Asplande. Atualmente, a Alerj, que também compõe o grupo desde a sua criação, por meio do Fórum de Desenvolvimento do Rio, coordena a iniciativa.