Radar Assespro destaca trabalho do Fórum da Alerj no fomento ao ecossistema de inovação

As oportunidades e o papel da inovação na superação da crise no pós-pandemia foram os principais temas debatidos no Radar Assespro dessa terça-feira (21/07). Em entrevista dada à presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), Maria Luiza Reis, a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha, relembrou que o tema da inovação faz parte dos debates do Fórum desde 2008, quando foram iniciados os trabalhos da Câmara Setorial de Tecnologia, e que culminaram na sanção da Lei n° 5361/2008, estabelecendo medidas de incentivo tanto à inovação no setor produtivo, quanto à pesquisa científica e tecnológica em âmbito estadual. O encontro pode ser assistido aqui.

“Nós reunimos em 2008 dezenas de entidades para debater e contribuir para o aperfeiçoamento do projeto de lei da inovação que chegaria à Alerj por meio de mensagem do Poder Executivo. E foi uma experiência disruptiva, porque antecipou aos parlamentares a importância estratégica do tema que chegaria à Casa para ser debatido e aprovado", ressaltou Geiza. Ela contou, ainda, como é o dia a dia do órgão, criado em 2003 por um projeto de Resolução: além das reuniões mensais das câmaras setoriais, realizamos eventos no Plenário da Casa abordando temas estratégicos para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro; também colocamos no ar um programa semanal na TV Alerj com pautas sintonizadas com esses temas, o “Rio em Foco”. Além disso, temos a plataforma "Quero Discutir o meu Estado”, um site que registra tudo o que está acontecendo nas câmaras setoriais e dá visibilidade às pautas discutidas pelas instituições que compõem o Fórum”, relatou a secretária-geral.

Durante o encontro, Geiza Rocha contou as estratégias usadas pelo Fórum da Alerj para manter o trabalho on-line durante o período de isolamento social, causado pelo novo coronavírus. De acordo com ela, experiências anteriores de atuação em cenários de crise econômica contribuíram para encontrar um caminho que permite ao Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio continuar realizando sua vocação: aproximar as demandas da sociedade civil do parlamento estadual. “Nós ainda não nos recuperamos do cenário de crise econômica que atinge o estado desde 2015, e agora estamos neste momento de pandemia. Nosso foco é a retomada do desenvolvimento. Temos muitos desafios, como a chance de atualizar o marco legal de inovação e a instalação da rede 5G, que exige atuação em nível municipal e pode contribuir para diminuir desigualdades históricas. Por isso, ampliamos a participação da sociedade civil nas discussões. Inicialmente 12 instituições compunham o Fórum, hoje são 58 entidades permanentemente debatendo a construção da retomada do desenvolvimento sustentável”, conta.

Geiza destacou que a pandemia deve acelerar o desenvolvimento da plataforma digital Qualifica-RJ. Iniciativa do Fórum que mobilizou 35 instituições na construção e governança de um portal na internet e um aplicativo para smartphones que conectará o cidadão fluminense a mais de 10 mil vagas de cursos de qualificação espalhados por 38 municípios, além de incorporar também um banco de talentos on-line, que funcionará integrado às ofertas de emprego disponíveis no estado. “A pandemia confirmou o desafio que a gente tem de oferecer formas remotas de qualificação e reinserção da população no mercado de trabalho em posições e oportunidades que estão surgindo, e são completamente diferentes do que vimos até aqui”, analisa a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Consultor do Sebrae-RJ e especialista em empreendedorismo, Sergio Dias também participou do evento, e avaliou que em tempos de crise soluções inovadoras são essenciais para a superação. “Geralmente o empresário pensa a inovação como algo muito distante da realidade. Ele acha que inovar é inventar um foguete para ir à lua. Quando algumas soluções simples, como trocar o horário de funcionamento de seu negócio pode ser uma inovação importante. Tenho um exemplo clássico de uma padaria que fica no centro de Jericoacoara, que passou a abrir entre meia-noite e 5h da manhã para atender aos turistas. A padaria se tornou um centro gastronômico. A inovação foi simplesmente mudar o horário. Inovação não foi no produto, mas no processo”, explica 

Dias é autor do livro “Inovar em tempo de crise e fora dela, também”, publicação em que o consultor reúne casos em que demonstra, de forma simples, que a inovação é um processo contínuo, sempre aberto às oportunidades. “A inovação é necessária para a sobrevivência do negócio e para mantê-lo competitivo. É preciso estar disposto a aproveitar oportunidades que surgem com os problemas”, argumenta.

Por entender a importância de amplificar e difundir boas práticas inovadoras, Sérgio criou o “Programa One” um talk show realizado em um canal do “YouTube”, em que entrevista empresários inovadores. “Sei a dificuldade que o pequeno empresário tem de acessar informações aplicáveis ao seus negócios. Nesse canal, eu convido empresários para mostrar casos bem-sucedidos de inovação”, conta.

O “Radar Assespro” é realizado as terças e quinta-feiras, das 17h às 18h pela plataforma de videoconferência Zoom com debates sobre temas que influenciam o campo de atuação da Tecnologia da Informação. O programa é mediado pela presidente da Assespro- RJ , Maria Luiza Reis, engenheira com longa carreira na indústria de software e experiência no desenvolvimento de negócios, gerenciamento de conteúdo empresarial, Design de Processos, Automação e Machine Learning. As edições do programa podem ser revistas no canal do YouTube do sindicato patronal.