Rio em Foco: Uezo cria observatório de desenvolvimento sustentável

Determinada a contribuir com o ecossistema de inovação fluminense, a Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo) criou um observatório virtual de inovação e tecnologias ambientais com projetos voltados para o desenvolvimento sustentável nas áreas de biocombustíveis, biorremediação e biopolímeros. O Rio em Foco desta segunda-feira (13/07) recebe a coordenadora da iniciativa, a professora Renata Angeli, integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uezo. Uma das patentes viabilizadas pelo observatório foi a de um tijolo ecológico mais resistente à água e ao fogo em relação ao produto convencional.

De acordo com Angeli, o observatório é um espaço de diálogo entre o setor produtivo e a universidade focado em suprir a necessidade de informações necessárias para que as empresas participem do ecossistema de inovação: "Nós criamos um setor para que as empresas pudessem saber de todas as iniciativas e de toda a legislação sobre inovação. É um lugar em que expomos as tecnologias que a Uezo desenvolve, as empresas podem expor suas demandas e ainda reunimos informações sobre legislação e editais de fomento que incentivam a área", aponta a professora.

A ampliação da base de patentes, segundo Renata Angeli, é uma maneira de estimular o desenvolvimento sustentável e a cultura de inovação na região. O novo tijolo ecológico é feito à base de resíduo de rocha ornamental (calcário) e resina polimérica (poliéster), e foi resultado da dissertação de mestrado de Maiccon Marins Barros, tecnólogo em polímeros e engenheiro civil, aluno do mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais da Uezo, sob orientação da professora Daniele Cruz Bastos e da pesquisadora Márcia Gomes de Oliveira. “É um tijolo mais sustentável, de menor impacto ambiental. Foi nossa primeira patente. Realizamos um trabalho de prospecção de quem está trabalhando com biopolímeros, por exemplo, seja na região ou em outros lugares do mundo, com o objetivo de fazer essa aproximação para encontrar os atores envolvidos (com o desenvolvimento de novas tecnologias) e em que setores industriais as tecnologias sustentáveis estão sendo aplicadas”, revela Angeli.

Renata Angeli avalia que as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus não diminuíram o ímpeto da cultura de inovação da Uezo. Os projetos de extensão oferecidos pela universidade desenvolvem desde iniciativas solidárias, como a entrega de cestas básicas, até o oferecimento de cursos à distância: “No site da Uezo temos muitos cursos sendo oferecidos. Também estamos compartilhando pelas redes sociais da Proext (Pro-Reitoria de Extensão da Uezo) muito conteúdo”, revelou a professora.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (14/07), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (18/07), às 17h, e domingo (19/07), às 20h.