Fórum da Alerj debaterá protocolos de reabertura segura para setores de cultura e entretenimento

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro vai iniciar nessa segunda-feira, 6 de julho, uma série de diálogos sobre os impactos da Covid-19 e a retomada do crescimento econômico do estado do Rio de Janeiro com diversos segmentos da economia fluminense. Neste primeiro encontro, o setor de cultura e entretenimento será o foco.  Participarão do encontro o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Fórum, deputado André Ceciliano, os presidentes da Comissão de Cultura da Alerj, deputado Eliomar Coelho, e da Frente Parlamentar de Apoio à Economia Solidária, deputado Waldeck Carneiro; além dos presidentes da Funarj (Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro), José Roberto Gifford, e da Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins (Apresenta), Pedro Guimarães.  O encontro está marcado para às 11h e será exibido ao vivo nos canais do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro no YouTube e do Facebook.

Segundo dados da Apresenta Rio, a indústria do entretenimento, segunda mais relevante do estado em termos econômicos,  atrás apenas do setor de óleo e gás,  já demitiu 450 mil pessoas  desde o início da pandemia. Para ampliar as possibilidades de retomada do setor, a Funarj, entidade pública que possui o maior complexo de espaços culturais do estado, criou um protocolo de segurança sanitária para a reabertura segura de seus espaços culturais. O esforço é resultado de um estudo comparativo que levantou as medidas presentes em  protocolos de diversos países e consultou  diferentes organizações com expertise sobre o tema.

A expectativa é retomar os eventos culturais seguindo medidas sanitárias que previnam a difusão do vírus. "Ambas as instituições reuniram informações interessantes sobre a retomada, que poderão ser debatidas nesse encontro. É a oportunidade de dialogarmos sobre o novo normal para um setor que é importante no estado do Rio de Janeiro, e ressaltarmos o papel do Legislativo nesse momento", ressalta a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, que mediará o encontro.