Rio em Foco: hackathon on-line apresenta 131 projetos de combate ao novo Coronavírus

O Hacking.Rio, maior hackathon da América Latina, realizou no final de maio o Hacking Help, maratona on-line que reuniu mais de 80 instituições do mundo inteiro para desenvolver soluções para os problemas que a sociedade enfrenta devido à pandemia do novo coronavírus. O Rio em Foco desta segunda-feira (15/06) entrevista a CEO do Hacking.Rio, Lindália Sofia Junqueira, sobre as soluções criadas durante o evento e como foi promover esta maratona de 42 horas de programação e criação de softwares totalmente à distância.

Os participantes da maratona de programação e tecnologia desenvolveram soluções para diversas áreas: desde aplicativos capazes de identificar leitos disponíveis perto da casa do usuário, até softwares para aperfeiçoar o tratamento de crianças com câncer que contraíram a Covid-19. “Nós geramos 131 projetos para o mercado em seis eixos: Educação, Saúde, Cooperativismo, Empregabilidade, Assistência Social e Logística. Todos os projetos focados em resolver necessidades identificadas pela sociedade. Em saúde, por exemplo, contamos com (o mapeamento) da Rede D'or e do Instituto Desiderata que estão em campo, vendo quais são as necessidades (do setor)”, contou a organizadora do Hacking Help.

Os Webinários (seminários on-line) estão disponíveis na página do Hacking.Rio no YouTube e, segundo Lindália Junqueira, em breve a organização vai disponibilizar um material contando o trajeto e o amadurecimento alcançado após a maratona dos projetos que foram finalistas do Hacking Help. O evento, realizado na última semana de maio, serviu também como protótipo de adaptação para a futura realização do Hacking.Rio em ambiente totalmente on-line.

“O Hacking.Rio é um evento que não realiza apenas os hackathons. Também prevemos um fórum de tecnologia e inovação, um fórum só de mulheres, Pitch de Startups, rodadas de negócios e exposição de novas tecnologias. Com o Hacking Help vimos que a plataforma funcionou, e agora vamos criar todos esses outros ambientes virtuais para termos algo de qualidade. O Hacking.Rio continuará sendo no Rio, mas espalhado para o mundo todo”, explica a empreendedora.

O Hacking.Rio deve acontecer em outubro, e a expectativa é manter o histórico de reunir milhares de pessoas entusiasmadas por programação, tecnologia e inovação. “Já realizávamos eventos com o auxílio de tecnologias digitais. Nós só vamos intensificar (o uso das ferramentas digitais) e fazer com que esta experiência traduza uma sensação parecida com os encontros presenciais”, finaliza.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (16/06), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de Podcast. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (20/06), às 17h, e domingo (21/06), às 20h.