Mapeamento do Sebrae de licitações municipais voltadas para pequenos negócios é tema de live

Em tempos de colapso da economia, com o setor produtivo sofrendo os impactos das medidas de contenção do novo coronavírus, as compras públicas passam a ter um papel ainda mais fundamental no fortalecimento das micro e pequenas empresas. De olho nisso, o Sebrae-RJ fez um levantamento sobre as políticas de compras dos municípios fluminenses, de forma a contribuir com o encontro entre a oferta e a demanda. O tema foi destaque na live realizada nesta segunda (08/06), no perfil do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no Instagram, e que contou com a participação do gerente de políticas públicas do Sebrae-RJ, Tito Ryff.

De acordo com Tito, os pequenos empreendedores são os mais atingidos pela crise, já que não possuem capital de giro e reservas financeiras, além de terem dificuldades em conseguir acesso ao crédito. “O Sebrae vem atuando para mitigar os efeitos da pandemia que afeta sobretudo os pequenos, que são mais frágeis. Uma das ações foi o mapeamento para verificar a política de compras de cada uma das 92 prefeituras. Além da lista com as compras programadas para os próximos meses, consolidamos também como as micro e pequenas empresas podem se habilitar para fornecer para essas municípios”, explicou.

Segundo ele, as oportunidades são amplas e vão desde as pequenas obras, passando por materiais de saúde, alimentação até a prestação de serviços. “Os municípios continuam tendo suas necessidades de compras, são serviços de toda ordem e muitos deles essenciais”, contou.

Há ainda uma orientação por parte do Sebrae para que as prefeituras façam seus planos anuais de compras, incluindo calendários, especificações técnicas e prazos de pagamento. “É fundamental também uma interação permanente entre a gestão municipal e os micro e pequenos negócios locais. Os órgãos públicos precisam orientar os processos de produção para que eles possam estar preparados para entregar os produtos e fornecer os serviços”, completou.

Ryff ainda destacou que o relacionamento do Sebrae com os parceiros como prefeituras, empresários e agentes locais se intensificou por conta da crise, mas também com o uso das ferramentas digitais. “Estamos interagindo de forma até mais intensa do que antes. Conseguimos virar a chave para a digitalização com muita rapidez e acredito que isso foi um ganho permanente para a instituição, já que muitas ferramentas permanecerão sendo utilizadas após esse período como as lives e os webnários”, salientou.

O levantamento produzido pelo Sebrae com as oportunidades das compras governamentais para os micro e pequenos empreendedores fluminenses pode ser acessado pelo site: www.especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br

E o bate-papo pode ser acessado na íntegra clicando aqui.