Sustentabilidade na administração pública marca Dia Mundial do Meio Ambiente na Alerj

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta (05/06), a Rede Legislativo Sustentável, coordenada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União, realizou uma videoconferência para debater os desafios da sustentabilidade no legislativo. O evento, promovido em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, marcou o lançamento de uma série de quatro painéis virtuais sobre a temática que acontecerá ao longo de todo o mês de junho e na primeira semana de julho. O encontro pode ser assistido na íntegra clicando aqui.

O papel das redes no avanço da sustentabilidade foi o tema do primeiro encontro que contou com a participação do Fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri. “A inovação e a sustentabilidade são conceitos que não são mais conhecimento de nichos como eram antes, mas valores transversais que precisamos trabalhar nesse mundo de hoje. Precisamos pensar em inovações, sejam elas disruptivas, quebrando paradigmas, ou incrementais, para as melhorias de processos que irão facilitar as nossas vidas”, afirmou.

Durante a apresentação, Ferri destacou que o mundo pós-pandemia irá demandar novas posturas e ferramentas. “O foco estará nos cidadãos e nos agentes do estado. Precisaremos inovar como nunca, e não há como fazer isso sem capacitação formal ou informal”. Segundo ele, o Brasil saiu à frente de países como Estados Unidos e México ao inaugurar as sessões parlamentares virtuais, de caráter emergencial, que permitiram manter o legislativo atuando. Porém, é preciso não confundir digitalização com transformação digital. “Temos todas as condições para fazer essa transformação, criando um novo processo legislativo que viabilize que tanto o parlamentar, quanto o cidadão participe mais”.

De acordo com o pesquisador, é impossível pensar em uma organização do futuro, pública ou privada, sem juntar a atuação em rede de colaboradores interna e externa, a chamada inteligência coletiva, somada à inteligência artificial. “É preciso estimular o trabalho em rede, a experimentação, além do uso de dados e a capacitação multidisciplinar do servidor público para garantir a efetividade mais do que a eficiência”, completou.

Sustentabilidade na Alerj

Desde novembro de 2019 a Alerj faz parte da Rede Legislativo Sustentável, que tem caráter colaborativo, permitindo a troca de experiências e de boas práticas na administração pública. Prestes a inaugurar a sua nova sede, no edifício Lúcio Costa, o diretor-geral da Casa Wagner Victer abordou as medidas que vêm sendo tomadas de olho na sustentabilidade. “O debate é muito oportuno e precisamos pegar as boas práticas dessa Rede e transferi-las para os diversos legislativos. É muito importante decodificar cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em ações práticas e não criar burocracias, pois não são favoráveis às questões ambientais”, enfatizou. Dentre as ações que estão sendo implementadas pela Alerj Victer mencionou às que tratam do reúso da água e a redução no consumo de energia com o melhor aproveitamento da luz externa por meio de janelas térmicas.

Para o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, também presente ao debate, a construção da Rede, em busca de um ideal comum, permitiu um grande avanço desde a redução do consumo da água, da energia elétrica, de descartáveis e até mesmo em ações sociais. “Há 18 anos a Câmara lançou um projeto embrionário que foi o Ecocâmara e hoje vemos que fizemos a diferença na vida de algumas pessoas, como no caso de uma cooperativa de catadores, com a nossa agenda ambiental que contempla todas as dimensões econômica, ambiental e social. Criamos uma consciência coletiva”, contou Sampaio.

Já a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, mencionou a atual pandemia como uma oportunidade para traçar o uso racional de estratégias também nos lares. “O momento não pode ser ignorado e nos obrigada a dar saltos na forma que fazemos a administração pública”. Segundo ela, o Senado vem oferecendo uma série de produtos como vídeos que mostram como trazer a sustentabilidade para o âmbito doméstico. “Nesse momento, as nossas casas são a extensão dos nossos escritórios. É importante que esse novo normal esteja pautado pelas questões sustentáveis. É um desafio e uma oportunidade”, refletiu.

O secretário-geral adjunto do TCU, Adriano Amorim, destacou o papel duplo do órgão na Rede, como membro na adoção de práticas e também como fiscalizador. “É nosso papel avaliar o grau de maturidade nas organizações públicas e fazer sugestões de melhorias visando à sustentabilidade. Já temos diversas ações que geraram economia de mais de R$20 milhões, além de termos ganhado o prêmio da A3P pela construção de uma usina fotovoltaica. Agora precisamos avançar convocando os demais tribunais de contas a aderirem à Rede, temos de exercer esse papel indutor”, finalizou Amorim.

Confira os próximos painéis:

19/06 - 10h: “Rede Legislativo Sustentável - Diálogos da Sustentabilidade: Liderança e Mobilização”
Palestrante:
Geiza Rocha - Secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio

26/06 - 10h: “Sustentabilidade nas Compras e Contratações no Legislativo em tempos de Pandemia”
Palestrantes:
Teresa Villac - Advocacia-Geral da União (AGU)
Elieser Cavalcante da Silva - Tribunal de Contas da União (TCU)

03/07 - 10h: ”Plano de Logística Sustentável: Desafios e Oportunidades”
Palestrantes:
Benjamim Lima Jr - Chefe do Serviço Socioambiental (TCU)
Danielle Abud - Doutora em Educação (Senado Federal)